O meu nome é Maria José. Sou educadora no Brasil há 28 anos e estou muito feliz por ser a editora convidada nesta edição especial da Assembly sobre os professores. Neste momento em que muitos alunos estão fora da sala de aula, acho que todos estão valorizando os educadores um pouco mais do que o normal.

Eu venho de uma comunidade quilombola, que é uma comunidade de descendentes de escravos. Como educadora quilombola, enfrento muitos desafios, tanto pela cor da minha pele como porque trabalho em uma área rural. A falta de transporte para a escola significa que tenho que caminhar 10 quilômetros sob o sol do meio-dia ou sob chuva. O baixo financiamento impede a nossa escola de ter internet, bibliotecas, banheiros ou ar condicionado. O racismo permeia as minhas interacções com os gestores e outros funcionários da escola.

Temos a sensação de que os quilombolas não existem para os outros. Que eles querem apagar a nossa história e o nosso conhecimento.

Mas apesar dos desafios e da discriminação, eu continuo a ensinar. Eu continuo a ensinar para os meus alunos. Os meus alunos são inteligentes, esforçados e ansiosos por aprender. Eles querem usar a sua educação para ajudar a nossa comunidade. E o meu trabalho é apoiá-los. Com o CCLF, uma organização apoiada pelo Malala Fund, estou construindo um movimento de meninas negras, professores e assistentes sociais para garantir que os alunos quilombolas possam ir à escola e receber uma educação de qualidade. Quero que os meus alunos possam aprender e contar a história dos nossos antepassados e da nossa comunidade. Quero que eles sejam capazes de realizar todo o seu potencial.

Todos os dias, ao redor do mundo, professores como eu vão ao trabalho apesar das circunstâncias desafiadoras. Esta Assembly especial celebra o importante papel que os professores desempenham na vida dos alunos e no nosso (muitas vezes não reconhecido) trabalho. Na edição de hoje, as meninas da Índia, México, Nigéria e Paquistão nos falam sobre professores que mudaram suas vidas. Partilhamos a história da Sra. Rawzia, uma professora do Afeganistão que ajuda a convencer os pais a manter as suas filhas na escola. Revelamos uma estatística sobre a falta de mulheres educadoras em países de baixa renda. E destacamos professores que estão mudando a vida dos estudantes na Austrália, Índia, Nigéria e outros países.

Espero que gostem desta edição — e se há um professor na sua vida pelo qual vocês são gratos, não deixem de avisá-lo quando estiverem de volta à escola!

Fonte: Assembly

Foto: Assembly/ Fundo Malala