A conjuntura do isolamento social devido à pandemia fez explodir a realização de lives nas redes sociais. As redes de bibliotecas não fugiram a essa tendência que se firmou como a preferida para comunicar, divulgar e interagir e vêm produzindo debates de variados temas, não só literários.

Mas há quem mirou em outra mídia, que já vinha em crescimento antes da pandemia e segue em alta: o podcast. Reinvenção do velho e bom programa de rádio, o podcast se beneficia da facilidade de acesso e disseminação. Em compensação, exige investimento em um profissional técnico em edição de áudio e distribuição em plataformas específicas que multiplicam o alcance do programa.

Apresentamos aqui dois exemplos de podcasts que nasceram nesse momento e apostam em mais um espaço para divulgar a literatura.

Drops Literários (Recife-PE)

Foto: RNBC

O podcast da Releitura PE é uma das estratégias de comunicação que a rede pensou para continuar interagindo com leitores, mediadores, parceiros e amigos no período de quarentena. Em meio a postagens de dicas de leitura, mediação e jogos literários, o Drops Literário se destaca por divulgar a produção de autores pernambucanos, principalmente os de produção independente. Os dois programas pilotos apresentaram trechos extraídos de audiobooks de Marcelino Freire e Oriosvaldo de Almeida e uma entrevista com o poeta Ori. Daí em diante, vários autores da nova safra de escritores e poetas pernambucanos se apresentaram lendo suas próprias obras.

A equipe de comunicação da Releitura já pensava em experimentar a ferramenta para difusão das pautas da literatura em Pernambuco. A pandemia provocou a antecipação do projeto e a resposta do público tem sido excelente. Mais autores, além dos primeiros convocados dentre os parceiros da rede, têm enviado áudios de suas obras para o programa, que ganhou divulgação em emissoras de rádio. Já esteve durante uma semana no Salada Pop da rádio pública Frei Caneca FM e está na programação diária da Aconchego FM, rádio comunitária da Zona Oeste do Recife.

O trabalho de edição foi facilitado pela presença na equipe de Rogério Bezerra e o comunicador da Releitura Tarcísio Camêlo, ambos com formação e produção de conteúdo para rádios comunitárias e públicas. Isso foi fundamental para que o conteúdo tivesse a cara e o sotaque locais e que fosse possível ir experimentando a cada edição. Toda semana tem Drops Literário, que pode ser ouvido no Instagram da Releitura (@releiturape), e está nos tocadores de podcast via plataformas Spotify e Anchor.

Vozes daqui de Parelheiros (São Paulo – SP)

Foto: RNBC

Também foi a pandemia que provocou o lançamento do podcast de Parelheiros, bairro no extremo sul de São Paulo. Com ares de área rural e cidade do interior, tem a maior extensão territorial e a menor densidade demográfica da capital paulista e fica a apenas 10 km do mar!

O Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário – IBEAC chegou a Parelheiros há 12 anos e desenvolve projetos e ações com moradores, lideranças e parceiros envolvendo grupos de crianças, mulheres, gestantes, jovens e agricultores orgânicos. Entre elas está a Biblioteca Comunitária Caminhos da Leitura, integrante da LiteraSampa.

O podcast nasceu como desdobramento de um novo projeto: o jornal mural digital “Vozes Daqui: de Parelheiros para o Mundo”, canal para ser lido, visto e contado a partir do olhar de quem vive e faz o território, cuja primeira edição circulou em abril. A vontade de alcançar pessoas não leitoras e o contexto da pandemia deram ainda mais significado ao novo produto de mídia. Era preciso orientar sobre os cuidados de saúde e combater notícias falsas sobre a pandemia, além de abordar muitos outros assuntos.

Os programas são produzidos de forma colaborativa pela Agência de Comunicação Comunitária Vozes Daqui de Parelheiros, buscando narrar histórias e experiências e exercer a cidadania. Há um conselho editorial com representação de cada “time” envolvido nos projetos: Acolhendo em Parelheiros, Amara Cozinha, Biblioteca Comunitária Caminhos da Leitura, Centro de Excelência em Primeira Infância (Mães Mobilizadoras) e Parelheiros Saudável.

Qualquer pessoa pode gravar e enviar seu áudio ao Conselho ou obter ajuda para fazer a gravação que irá compor o banco de produções. A edição e a distribuição nas plataformas de podcast estão a cargo de Gabriel Razo, educomunicador do IBEAC.

Às terças e quintas, um novo episódio vai ao ar alternando leitura de textos e poemas, orientações de saúde, depoimentos de moradores, dicas de livros, de português e de culinária natural e saudável e variados temas de interesse da comunidade.

Vozes Daqui de Parelheiros é distribuído para três plataformas: Spotify, Wix Podcast e Anchor, garantindo presença em vários tocadores de podcast e via WhatsApp para a comunidade, alcançando cerca de 50 mil famílias.

Fonte: RNBC