O Centro de Cultura Luiz Freire assinou nesta quinta-feira (12) a Nota de Repúdio à Ação Arbitrária da BPRP Contra um Grupo de Crianças e Jovens Ciclistas em Olinda-PE.

Habituado a práticas violentas contra as populações marginalizadas, o Batalhão de Polícia de Radiopatrulha (BPRP) utilizou mais uma vez do papel de braço armado e truculento do Estado para violar os direitos de um grupo de crianças, no início deste mês de maio.

Utilizando o carro como arma e infringindo a legislação de trânsito, a BPRP se aproximou em alta velocidade e atacou um grupo de crianças ciclistas com spray de pimenta, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife, violando tanto o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), quanto a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Como dito na nota: “Se por um lado o Estado abre espaço para o lazer dos brancos e ricos com a ciclofaixa de lazer, por outro, ela fecha os caminhos de lazer dos/as pretos/as e pobres com repressão.”, por isso entendemos que lutar pelo Direito à Cidade é também lutar contra o racismo e as formas como se reproduz e se estrutura na sociedade.

O CCLF se solidariza com os jovens e familiares, e cobra que os culpados sejam devidamente responsabilizados.

Acesse o link para ler o documento completo clicando aqui