CCLF-XVIII-Encontro-MNDH

O Centro de Cultura Luiz Freire estará presente no XVIII Encontro do Movimento Nacional de Direitos Humanos, que acontece entre os dias 13 e 16 de agosto, em Belo Horizonte. O evento reúne entidades, ativistas e pessoas interessadas em discutir a conjuntura, os obstáculos e os rumos dos Direitos Humanos, além de traçar agendas para sua promoção e defesa em todo o Brasil. Com o tema Participação social e reforma política para a garantia dos Direitos Humanos, esta edição oferece-se como espaço de intercâmbio e articulações coletivas através de atividades, tais quais apresentações de trabalhos acadêmicos, oficinas, rodas de conversas, trocas de experiências, apresentações culturais e debates.

Nos dois primeiros dias, a programação do encontro inclui grandes atos públicos para visibilidade de pautas urgentes à defesa e conquista de direitos sociais no atual contexto político brasileiro. Na quinta (13), à partir das 15h, a Praça Sete de Setembro será palco de uma grande manifestação pela verdadeira Reforma Política no país e em repúdio à contrarreforma recentemente promovida pela Câmara dos Deputados, sob o comando de seu presidente, Eduardo Cunha. No dia seguinte, será a vez de levar milhares de vozes às ruas da capital mineira em protesto contra a redução da maioridade penal.

Nos dias 15 e 16, o encontro dará lugar à Assembleia Nacional do MNDH. Na ocasião, as entidades filiadas ao movimento debaterão a prestações de contas da atual direção do MNDH e questões relacionadas à sua organização, sustentabilidade e diretrizes para o próximo triênio (2015 a 2018), além de eleger a nova Coordenação Nacional e empossar o Conselho Nacional.

O Centro de Cultura Luiz Freire integra o MNDH desde seus primeiros anos, na década de 1980. Tem participado ativamente do movimento, ao menos, desde seu 4º Encontro Nacional, realizado em Olinda, entre 22 a 26 de janeiro de 1986, ocasião em que foi aprovada sua Carta de Princípios e definida sua denominação.