Via Assessoria Samarone Lima

Na próxima terça-feira (25), a partir das 16h, no Espaço Cultural Miguel Outeda, no calçadão da Praia da Santa, em Olinda, grupos culturais vão se reunir para gravar uma “live”, que será disponibilizada no Youtube/Coletivo Amigos da Praia dia cinco de fevereiro, na semana em que é celebrado o Dia de Yemanjá.

A Live terá a participação de grupos de resistência cultural, como o Afoxé Ogun Toberinã, o coco A Cocada, o Grupo Sociocultural Florescer e o povo do Palácio de Iemanjá.

A ação cultural é fruto de um trabalho desenvolvido por voluntários, que começaram a cuidar da imagem, a partir de 2005, quando perceberam diversos problemas na estrutura da obra. Outras pessoas passaram a ajudar, e logo surgiu o “Coletivo Amigos da Praia”, que passou a fazer mutirões anuais, vaquinhas, chamando parceiros, para cuidar da imagem e seu entorno. As atividades encerram sempre no dia 7 de dezembro, com uma festa para a comunidade.

“Com o passar dos anos, grupos de afoxé, coco, maracatu, começaram a participar, dando um caráter cultural ao trabalho. Com o processo do restauro anual, diferentes terreiros também passaram a fazer oferendas no local”, observa Lucas Pinto, integrante do Coletivo.

Com a Pandemia, o grupo não conseguiu realizar os restauros em 2020 e 2021. Sem apoio oficial, o grupo teve que fazer arrecadações com amigos e simpatizantes. Mas foi justamente um “filho da casa” que deu o maior valor, para a compra do material. “Foi com a ajuda dele, que conseguimos fazer a reforma. A situação da imagem estava muito precária”, completa Lucas.

O grupo decidiu fazer um projeto para garantir a gravação de uma “Live”, na Lei Aldir Blanc. A professora e bailarina Marianna Prímola, do grupo Companhia de Ballet Roseane Vieira, inscreveu a proposta. “Nunca disputamos incentivos, mas sabíamos que poderia acontecer, graças à natureza da proposta. Somos todos da cultura local de Olinda. Isso contou”.

Para a gravação, O Coletivo decidiu priorizar os coletivos que vinham se apresentando gratuitamente, nos anos anteriores. “Teve grupo que nem a passagem pediu, e tocou de graça”, lembrou Prímola. “Agora que temos como pagar um cachê, a prioridade é deles”.

Cultura afro

A construção da imagem foi uma encomenda do “Pai Edu”, do Palácio de Yemanjá, há 22 anos. Ele morreu em 2011, mas em 2017, “Mãe Juliana” retomou o contato e decidiu voltar a fazer oferendas junto da imagem, firmando o local como um espaço religioso. O Palácio de Iemanjá, localizado no Alto da Sé, este ano completa 70 anos.

 

Serviço

Gravação da “live” da Festa da Santa

Dia 25/01 (terça-feira)

Horário: 16h00 às 20h00.

Local: Orla – Av. Ministro Marcos Freire – Rio Doce.

Próximo ao 1º BPM – Duarte Coelho.

Praia da Santa – no extremo norte de Olinda, no final da orla junto à Ponte do Janga.

Apresentações

Ogans Palácio de Iemanjá

Grupo Percussivo Sociocultural Florescer

Afoxé Ogun Toberinã

Coco A Cocada

 

Contatos:

Marianna Prímula: 81 99927-8391L

LucasPinto: 81 99618-0254

Assessoria de Imprensa:

Samarone Lima 81 99727-4095