Agenda

CCLF realiza oficina de direito à Comunicação no FREPOP

13781925_1026796320761631_6217815714500251727_n

 

Comunicar é direito: liberdade de expressão em tempos de luta pela Democracia

O objetivo da oficina é promover imersão na relação entre Democracia e Comunicação, explorando as diferenças e aproximações do Direito Humano à Comunicação e da Liberdade de Expressão enquanto direitos fundamentais para a existência de um real estado democrático. Nesse cenário, adentraremos no debate sobre a comunicação pública enquanto parte vital da democratização da comunicação, através da comunicação comunitária, produzida por comunidades, coletivos, grupos populares e movimentos sociais, a partir de seus locais de fala, representação e visão de mundo.

A oficina pretende estimular o debate sobre como o Direito Humano à Comunicação, entendendo todos e todas como comunicadores populares , desburocratizando a produção da comunicação/informação/mídia e fortalecendo as iniciativas comunitárias. A partir da ideia de que a comunicação constitui um processo emancipatório de construção de representações de coletividades e afirmação de subjetividades, entendemos a formação de comunicadoras/es comunitários/populares como essencial para potencializar a ação de educadoras/es populares, aqui também vistos como comunicadoras/es.

Como prática, propomos a realização de exercícios de comunicação comunitárias e apropriação de técnicas de comunicação (orientações para textos, fotografia, vídeo e redes sociais) a partir das vivências de áreas de atuação das/os participantes.