Via FNDC

Documento sistematiza casos emblemáticos de violações à liberdade de expressão no Brasil, entre 2019 e 2022

Na semana do Dia Nacional de Luta pela Democratização da Comunicação, celebrado nesta segunda-feira (17), o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) lança a segunda edição do relatório da Campanha Calar Jamais!, que traz um panorama das violações à liberdade de expressão ocorridas no Brasil entre junho de 2019 e fevereiro de 2022.
A atividade será online e contará com a presença de Renata Mielli (Barão de Itararé), pesquisadora e colaboradora do documento, além de Akemi Nitahara (trabalhadora da EBC), Pedro Hallal (professor e pesquisador) e Rodrigo Grassi “Pilha” (ativista), estes três últimos vítimas de casos emblemáticos de cerceamentos à liberdade de expressão denunciado no documento. Com mediação de Larissa Gould, secretária-geral do FNDC, o 2º relatório da campanha Calar Jamais! e o debate contam com o apoio da Fundação Friedrich Ebert Brasil (FES Brasil).
Assista à transmissão pelo link: https://youtu.be/ISReWRduSnI
Campanha
Lançada em maio de 2016, imediatamente após o golpe midiático-jurídico-parlamentar que destituiu a presidenta Dilma Rousseff, a Campanha vem denunciando casos emblemáticos que demonstram a escalada de intolerância e a impossibilidade de um governo de extrema-direita conviver com as diferenças e a oposição de forma respeitosa e democrática.
Ao longo dos casos sistematizados no relatório, é possível notar que a violação à liberdade de expressão foi institucionalizada no país à medida em que o presidente da República, Jair Bolsonaro, é o principal porta voz da violência, da agressividade contra qualquer profissional (jornalista, comunicador, artista, professor), veículo de comunicação, grupo artístico-cultural, instituição educacional que expresse uma visão de país e mundo distinta a sua e a de seu governo.
O Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação espera que este documento contribua para trazer a tona a reflexão necessária sobre a urgência em se construir mecanismos para criar políticas públicas de proteção a jornalistas e comunicadores, para o desenvolvimento de um ambiente mais democrático no debate público, o que na nossa perspectiva só pode ser feito com a mudança profunda dos rumos que o Brasil, com a discussão de políticas para democratização da comunicação.
Serviço
Lançamento 2º Relatório Calar Jamais “Violações à Liberdade de Expressão no Brasil – 2019 a 2022
Quarta (19/10) às 19h
Online: Canal do Youtube do FNDC e FES Brasil e páginas do Facebook do FNDC e entidades associadas.