Durante os dias 23 a 27 de outubro, o Centro de Cultura Luiz Freire abre as portas para a Exposição “O Mestre e sua Arte”, que será composta por peças do ceramista e multi-instrumentista Mestre Nado, intitulado pelos pernambucanos. O artesão, músico, poeta e ceramista, há mais de 50 anos, dedica sua vida ao ensino do trabalho com a argila.

Ainda jovem, trabalhou com cerâmicas utilitárias às esculturas. Em entrevista para o Portal de Cultura PE, Nado revelou que não consegue contabilizar o número de peças já produzidas por ele: “Só de encomenda, para a França, foram umas 1.200 ocarinas, de uma vez só. O resto, não consigo contabilizar, não. Sai muita coisa!”

Além de se aprimorar com técnicas e descobertas de materiais cerâmicos, Nado descobriu “o som do barro”. Colocando em prática sua criatividade, passou a dar forma a instrumentos musicais de sopro e percussão de barro. As inspirações vieram nas formas da natureza, à exemplo: pássaros, raízes, peixes, etc. E estas peças de belezas únicas estarão compondo o hall de entrada e os corredores do Centro de Cultura Luiz Freire durante o período da exposição.

SERVIÇO

Exposição “O mestre e a sua Arte”

Dias: 23 a 27 de outubro.

Horário: 10h (Escolas agendadas) – 14h (Aberto ao público)

Centro de Cultura Luiz Freire (CCLF) – Rua 27 de janeiro, 181, bairro do Carmo, Olinda

Ingressos: $2,00, à venda no local.

 

Foto: Eric Gomes