Notícias

Centro de Cultura Luiz Freire recebe as Olimpíadas Artísticas- Mostra Internacional de Arte

13641203_586841598164729_3170050562911941621_oEvento acontece no Sítio Histórico de Olinda, entre os dias 5 e 14 de agosto e conta com Mostra Internacional de Artes Visuais, Maratona de Video Arte, performance, apresentações musicais, feira de artesanato e comidinhas.

As OLIMPÍADAS ARTÍSTICAS irão promover encontro entre artistas e pensadores de diversos países, de diferentes áreas de conhecimento: artes visuais, arte correio, video arte e música/performance, dos dias 5 a 14 de agosto, no Centro de Cultura Luiz Freire (CCLF). O evento inicia com Mesa Redonda, às 18h, na sexta-feira, dia 5, onde os palestrantes irão expor as suas vivências artísticas, em suas regiões de origem, no intuito de gerar reflexões estético-filosóficas sobre a arte contemporânea.

No sábado, dia 6, haverá apresentações musicais, feira de artesanato e comidinhas, a partir das 14h. As OLIMPÍADAS ARTÍSTICAS é composta pela Mostra Internacional de Artes e pela Maratona de Video Arte, que estarão abertas para visitação, no CCLF, de segunda a sexta, das 14h às 19h.

As OLIMPÍADAS ARTÍSTICAS é um projeto colaborativo de arte, realizado pelo Ecatú Ateliê, com apoio do Centro de Cultura Luiz Freire, que visa aproximar realidades geograficamente distantes e culturalmente distintas em torno da arte, utilizando como pano de fundo a realização do mega-evento olímpico.

As redes de artistas postais, iniciadas nos anos 60, consistem na troca física de objetos artísticos utilizando como suporte e distribuição os sistemas de correios oficiais. Essas redes seguem ativas e, ano após ano, novos adeptos surgem.

Com o apoio da Embaixada do Brasil de Arte Postal e divulgação internacional por meio do IUOMA – International Union of Mail Artists, o Ecatú Ateliê lançou a convocatória olímpica em janeiro de 2016 e em pouco mais de seis meses, artistas de 28 países enviaram trabalhos de pintura, gravura, fotografia, desenho, colagem, técnicas mistas, video arte e performance.

Sobre o Ecatú Ateliê

O Ecatú Ateliê é um estúdio de design e artes integradas com foco cultural, com trabalhos em criatividade, arte, design, organização de eventos e exposições. Tem por objetivo registrar, fomentar e incentivar livres circulações de ideias artísticas.

Entre as iniciativas mantidas pela empresa estão a Embaixada do Brasil de Arte Postal, organização fundada em parceria com o Coletivo 308, com o intuito de articular a rede de artistas postais brasileiros, propondo convocatórias e exibições com foco na produção nacional.

SERVIÇO:

OLIMPÍADAS ARTÍSTICAS – Mostra Internacional de Artes

Abertura: sexta-feia, 5 de agosto, às 18h.

Apresentação Musical e feirinha livre: Sábado, 6 de agoasto, a partir das 14h

Visitação Exposição: de 5 a 14 de agosto, segunda a sexta: 14h – 19h

Centro de Cultura Luiz Freire – Rua 27 de Janeiro, 181 – Carmo, Olinda

Informações para a imprensa

olimpiadasartisticas@gmail.com

facebook.com/olimpiadasartisticas

ecatuatelie.com/olimpiadas

+55 81 99203-2225