CCLF-oficina-corpo-ritual-grupo-totem-2015O que faz de você ser quem é?

É bem capaz que a resposta mais imediata a essa pergunta não seja exatamente uma “resposta”. Mas uma série de reflexões acompanhadas de lembranças, imagens, sentimentos. Algo como um fluxo de sensações incapaz de encontrar expressão na lógica que ordena a própria língua e estrutura a razão no pensamento. Porém, não é por isso que o tal fluxo deixará de existir. E nem lhe impedirá esquecê-lo e a encarar outras questões, numa espécie de labirinto em que todo caminho resulta no contato consigo mesmx. Talvez ali, “Eu” se confunda com suas relações, interações e transformações. Afinal, as pessoas simplesmente não “surgem”. Elas são formadas e se formam.

Quem participar da oficina Corpo Ritual – promovida pelo Grupo Totem no CCLF a partir da próxima quinta-feira (30 de julho) – terá a oportunidade de encontrar suas próprias formas de vivenciar experiências como essa. A proposta é que cada pessoa possa conceber uma mitologia pessoal a partir da mistura de elementos intensos e diversos. Onde a expressão através da língua se apresenta como obstáculo, o corpo surge como instrumento mais legítimo para dar vasão a outras linguagens. Ele é o motor criativo que permite àquela composição de forças interiores ser (re)significada, narrada ou, mais precisamente, ritualizada. Arte e vida como par indissociável, superando sua separação, artificial e arbitrária, na busca pela identidade, pelo entendimento.

CCLF-oficina-corpo-ritual-grupo-totem-2015-2Corpo Ritual é realizada desde 2013 e está em sua terceira edição. Tem como base a pesquisa em performance, dança e teatro que o Totem desenvolve há mais de 25 anos. A oficina se sedimenta sobre técnicas e poéticas que o grupo reproduz em suas próprias criações e encontra na pedagogia da performance, de Valentin Torrens, seu fundamento humanístico. Tal processo de aprendizagem coloca o sujeito como centro do processo criador e, simultaneamente, objeto da obra, explorando campos da memória e do devir vivenciados em laboratórios-ritos preliminares.

A abordagem é teórico-prática, passando por análises de performances, construções de ‘personas’ e discussão de conceitos como presença (Gumbrecht), estado, campo mítico, ato-ritual e sacralização, com a mesclagem de diferentes linguagens artísticas. Ao final do processo, será realizada a 2ª Mostra Corpo Ritual com performances criadas durante a oficina.

CCLF-oficina-corpo-ritual-grupo-totem-2015-3Na 1ª edição da Oficina Corpo Ritual (2013), foram produzidas fotoperformances. Os resultados da experiência formaram a Exposição Corpo Ritual, que passou por eventos como a Semana de Cênicas da UFPE, a Mostra de Artes “Porta Aberta” da Escola João Pernambuco, o Pequeno Encontro de Fotografia em Olinda e o Circuito BodeArte de Performances, em Natal (RN). A segunda edição derivou na 1ª Mostra de Performances Corpo Ritual, apresentada no Espaço O Poste em 2014, no Recife.

A oficina é destinada a pessoas maiores de 18 anos que tenham interesse em artes corporais. Sua produção é totalmente independente, sem nenhuma outra forma de financiamento além do que é captado com as inscrições. O valor do investimento é de R$ 240,00, que pode ser dividido em duas parcelas. A carga horária é de 24 horas e são oferecidas apenas 15 vagas. Confira abaixo as datas e horários dos encontros, além dos contatos para inscrição.

O Grupo Totem é formado por Fred Nascimento, Lau Veríssimo, Gabriela Holanda, Inaê Veríssimo, Gabi Cabral, Juliana Nardin, Taína Veríssimo e Tatiana Pedrosa

Serviço:

CCLF-oficina-corpo-ritual-grupo-totem-2015-4Oficina Corpo Ritual por Grupo Totem

Local: Centro de Cultura Luiz Freire – Rua 27 de Janeiro, 181 – Carmo (Cidade Alta), Olinda – PE.

Horários:

1ª semana

30 e 31 de julho, quinta e sexta-feira, das 19h às 22h.

Sábado, 1 de agosto; das 14h às 20h.

2ª semana

Dias 6 e 7 de agosto, quinta e sexta-feira, das 19h às 22h

Sábado, 8 de agosto das 14h às 22h – inclui a II Mostra de Performances Corpo Ritual

Investimento: R$ 240,00 (em duas vezes via depósito bancário)

Inscrições e outras informações: grupototem@hotmail.com Telefones: 98818-4233 (com Gabi) e 99873-8224 (Juliana).