13924896_1048635808577682_76830545949613685_n

 

O Centro de Cultura Luiz Freire completa 44 anos de atuação em defesa dos Direitos Humanos e da Democracia, e para comemorar, juntamente com os 32 anos da TV VIVA, abre as portas do seu casarão para diversas atividades que irão acontecer durante os dias 24 e 31 de agosto. Teatro, contação de história, lançamento de livro, debates, oficinas, Domingueira no quintal, rodas de conversa e celebrações, para lembrar que o CCLF nasceu em tempos duros de ditadura militar, justamente para contrapor ao regime autoritário, e vem, desde então, atuando na garantia de direitos, como à Educação, à Cultura, à Comunicação e ao desenvolvimento territorial, em especial para quilombolas e indígenas.

Nesses anos, o Centro vem se posicionando como uma organização de incidência de políticas públicas, que atua na formação política, para garantir e defender direitos e o estado democrático.  Muitas foram as conquistas nas áreas de educação, cultura, comunicação, saúde, proteçao aos direitos humanos, entre outras de incidência do Centro.

O CCLF surge em 1972 como um coletivo de artistas, intelectuais e ativistas, que por meio da arte, da cultura, e do debate, questionaram o regime ditatorial e seus abusos e demandos para com o povo. Nessa trajetória, uniram-se inúmeros parceiros,  e a primeira grande conquista coletiva para a sociedade brasileira veio com promulgação da Constituição Federal, de 1998.

Mais de quatro décadas depois, ainda se faz necessário o trabalho do Centro de Cultura Luiz Freire para o País, que hoje está com a frágil democracia ameaçada, diante da retirada de um presidenta eleita, por um processo, no mínimo, polêmico e que se configura como um golpe midiático e judicial. Mas o CCLF continua aqui, pelo pelo tempo que for demandado, enquanto houver injustiças, enquanto for necessária a luta em defesa de direitos e pela criação de novos direitos, neste casarão, referência de resistência e luta em Olinda, em Pernambuco e no Brasil.

 

Programação Semana de Celebração dos 44 anos do CCLF e 32 anos da TV VIVA

24 a 31  de agosto de 2016

Centro de Cultura Luiz Freire

Rua Vinte e Sete de Janeiro, 181, Carmo, Olinda-PE

 

–       Quarta- feira , 24 de Agosto

19h -Apresentação especial do espetáculo Renascentia Escarlate (Grupo TOTEM)

Local: CCLF, Rua 27 de Janeiro, 181

Contribuição espontânea

 

       Quinta-feira, 25 de agosto

13h às 16h – Mini- curso de Ativismo Intercultural, com o sociólogo  Flávio Cavalcanti – CCLF, Gestos e Associação de codesenvolvimento coletivo Brasil Catalunha

Contribuição espontânea

 

       Sexta-feira, 26 de Agosto

19h –Apresentação especial das Coisas que se contam nas Olindas – Mata Assombrada – EKÓ – Educação e Cultura e CCLF

Entrada Franca

 

       Domingo, 28 de Agosto

 

14h – Domingueira no Quintal CCLF –

Atrações:

Som na Rural

DJ Bob Silva,

Media Sana

1900 e Antigamente, entre outras atrações musicais

Feira de Artesanatos e comidinhas

Intervenções culturais, etc…

Contribuição espontânea

 

       Segunda, 29 de agosto 

16h – Roda de Conversa com Maria Redher – Campanha Nacional pelo Direito à Educação (CNDE e CCLF)

18h- Celebração festiva

Entrada Franca

 

       Terça-feira, 30 de agosto

16h- Lançamento do Livro Sobre a Mídia que queremos- Comunicação Pública , Direitos Humanos & Democracia  e debate com os organizadores, o jornalista Iva n Moraes Filho e o professor da Unicap Juliano Domingues, e a jornalista e professora da UFPE Ana Veloso. (CCLF, Unicap, UFPE)

Entrada Franca

Venda do livro: R$ 40,00

 

       Quarta –feira, dia 31

19h30 – Apresentação especial do espetáculo PA(IDEIA) – Pedagogia da Libertação. (Grupo Grão Comum)

Contribuição espontãnea