A ideia é unir forças entre as militâncias do Nordeste.

A mídia brasileira tem um histórico de concentração e hegemonia de poucos grupos privados e de famílias que controlam a comunicação no país. A democratização da comunicação sempre foi uma pauta pouco discutida pelo Estado e pelos grupos que controlam os oligopólios da mídia, mas recentemente o debate tem sido mais acalorado e intenso com várias pessoas e entidades interessadas em discutir o direito à comunicação. E é daí que surgiu a proposta do I Encontro Nordestino pelo Direito à Comunicação.

O I Encontro Nordestino pelo Direito à Comunicação irá acontecer entre os dias 12 e 14 de março, na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap – PE), e pretende estimular o debate sobre temas importantes, tais como comunicação comunitária, hegemonia da mídia privada, mídia independente, entre outros. O evento trará pessoas de todo o país, não apenas do Nordeste, para realizar relatos de experiência, oficinas, rodas de debate e apresentação de artigos.

Com o mote “Somando vozes pela liberdade de expressão!”, o evento pretende ser uma pŕevia do II Encontro Nacional pela Democratização da Comunicação e quer aproveitar o debate nacional sobre mídia que ganhou força nas últimas eleições, regionalizando o tema para ter uma maior especificidade de pautas e uma maior integração dos coletivos, grupos, movimentos sociais e pessoas militantes na área de comunicação do Nordeste. Organizado pelo Centro de Cultura Luiz Freire, Fórum Pernambucano de Comunicação/FNDC – PE e outras entidades, o Encontro recebeu mais de 50 propostas de atividades autogestionadas até o dia 20 de fevereiro, data em que as inscrições foram encerradas.

As atividades ainda serão analisadas para afunilar e escolher quais propostas mais se adequam ao evento, mas esse número é expressivo e demonstra a urgência da discussão do tema dentro da militância e da academia. O Encontro, além de ser um evento para compartilhar conhecimento, será uma ocasião de fortalecimento da luta pela democratização da comunicação, um momento em que vários coletivos, entidades e pessoas poderão unir sua militância pela causa.

Para se inscrever como ouvinte do evento, acesse www.inscricao.encontronordestino.com