Cerca de 30 pessoas, entre organizações, coletivos, sindicatos e ativistas, estiveram reunidas, no dia 16 de agosto, para a Plenária Estadual do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), realizada no auditório do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Telecomunicação de Pernambuco (Sinttel-PE).

A Plenária teve como objetivo:
  • Eleger os/as delegados/as regionais para a 26ª Plenária Nacional do Fórum;
  • Realizar o debate “Da Radiodifusão à Inteligência Artificial: os desafios para o direito à comunicação no Brasil”;
  • Prestar homenagem à comunicadora e ativista dos Direitos Humanos, Manina Aguiar.

Na abertura do debate foi exibido um vídeo feito pelo Centro das Mulheres do Cabo, destacando a luta de Manina Aguiar pela comunicação comunitária, popular e independente, e sua atuação na linha de frente a favor do feminismo, direitos das juventudes e contra qualquer tipo de opressão.

Na sequência, Ana Veloso (Intervozes), André Fernandes (IP.rec) e Martihene Oliveira (Sargento Perifa) conduziram o debate, mediado por Ivan Moraes (Diracom), abordando assuntos mais urgentes, desafios históricos e perspectivas futuras sobre o Direito à Comunicação. Diálogos (e não-diálogos) com as big techs, comunicação como Direito Humano e comunicação de base foram alguns dos temas desenvolvidos no debate.

Por fim, com aprovação unânime da Plenária, Pedro Stilo, do Coletivo Pão e Tinta, e Adalgisa Miranda, do Sindicato dos Servidores Públicos de Pernambuco (SINDSERPE) formaram a dupla de delegados/as regionais que representarão o estado em Fortaleza, no dia 10 de setembro, na Plenária Nacional do FNDC.

Ficou combinado coletivamente de um novo encontro, com frequência mensal, para continuar a avançar nas questões relativas ao FNDC-PE e à luta pelo Direito à Comunicação. Nos acompanhe para saber dos próximos passos.