Desde o mês de agosto, o Centro de Cultura Luiz Freire (CCLF) vem realizando uma série de atividades com jovens da rede pública de ensino, em especial de Olinda, que estão entre o 8º ano do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio, por meio do projeto “Mudança e Educação: Papo de Meninas”.

Estruturado em quatro pilares – Autocuidado, Mundo do Trabalho, Direitos Humanos e Democracia, e Comunicação -, a iniciativa se propõe em contribuir com o processo de tomada de decisão consciente das jovens sobre o próprio futuro, seja ele na esfera pessoal, profissional e/ou acadêmica. Bem como estimular a participação nas lutas sociais por um mundo melhor, a exemplo da defesa e promoção do Estado Democrático de Direito, sobretudo no contexto de um ano eleitoral.

No que diz respeito ao autocuidado, o projeto compreende que a prática é fundamental para o bem viver da juventude brasileira, principalmente após a pandemia da Covid-19 e todas as consequências advindas dela (isolamento social, aula remota, luto, adoecimento mental, etc.). E para atender a demanda, o Papo de Meninas conta com a instrutora Leilane Morais para a atividade milenar da Yoga, que busca a harmonia e equilíbrio físico, mental, emocional e espiritual.

Num processo de viés psicológico e pedagógico, a orientação profissional ajuda as jovens com as ferramentas necessárias para encarar a escolha da profissão, e de sua respectiva preparação, de forma ampliada. Tal processo está programado para ocorrer no mês de outubro, por meio de uma parceria firmada entre o CCLF e a Faculdade Frassinetti do Recife (Fafire) para a disciplina de Orientação Profissional, com alunos da instituição de ensino sob a supervisão do professor Alexandre Nunes e da psicóloga Marina Santana.

A partir de um processo ativo de escuta, as oficinas pedagógicas se dedicam a formar politicamente estas jovens com temáticas pensadas para elas e por elas, fazendo valer a vez, voz e voto de cada uma, visando a construção de um ambiente dialógico, que esteja atento ao contexto social do grupo – com mais de 85% se autodeclarando negras. Os motes levantados até o momento foram “Juventude e Participação Política”, “Identidade Pessoal”, “Liberdade de Expressão e Fake News” e “Questões de Gênero”. Para a educadora e coordenadora do projeto, Ilka Guedes, “as oficinas são espaços seguros e acolhedores de discussões sobre temas que têm a ver com a realidade, um espaço para refletir como esses assuntos atravessam e interferem na nossa vida”, relata.

Como bandeira defendida pelo CCLF, o Direito Humano à Comunicação está previsto em toda e qualquer ação da instituição, auxiliando na garantia dos demais direitos. O “Laboratório Nossa Vez, Nossa Voz” foi planejado como oficina para a criação de materiais informativos, com base nas questões trabalhadas durante os momentos formativos do projeto, para incidir politicamente através de produtos comunicacionais.

Com duas turmas, manhã e tarde, se encontrando a cada sexta-feira na sede do Centro de Cultura Luiz Freire, no Sítio Histórico de Olinda, o projeto Papo de Meninas é realizado com o apoio do British Council Brasil e Fundo Brasil de Direitos Humanos.

SOBRE O CCLF

O Centro de Cultura Luiz Freire é uma das Organizações Não Governamentais (ONGs) mais antigas e reconhecidas do país. Nascida em 1972, no contexto da ditadura civil-militar, a instituição que completa meio século neste ano vem desde então lutando pela defesa e promoção dos Direitos Humanos e pela radicalização da Democracia, com destaque para o trabalho desenvolvido nos campos da Educação, Leitura, Comunicação, Cultura e Democratização da Gestão Pública.

Para mais informações, pode acessar o site http://cclf.org.br/, entrar em contato pelo e-mail comunicacao@cclf.org.br ou acompanhar o Centro de Cultura nas redes, @centroluizfreire (Instagram), @cclf (Twitter) e Centro de Cultura Luiz Freire (Facebook).

 

Foto: Comunicação CCLF