CCLF-campanha-educacao-15anos-exposicao

Exposição no CCLF trouxe materiais de incidência da Campanha.

Os 15 anos da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, completados no dia 5 de outubro, foram comemorados pelo seu Comitê Pernambucano com mobilização da sociedade e festejo nesta sexta-feira (31). Presente em todas as conquistas da educação brasileira desde a sua fundação, a Campanha é um dos principais atores na luta por uma educação pública, gratuita e de qualidade. Sua história teve início em 1999, quando um conjunto de organizações da sociedade civil se preparava para participar da Cúpula Mundial de Educação em Dakar, Senegal. Tal articulação resultou na criação da Campanha, cujo evento de lançamento foi realizado em plena estação Central do Brasil, no Rio de Janeiro. Em Pernambuco, a inauguração do comitê estadual aconteceu já em fevereiro do ano seguinte.

audiencia-publica-campanha-15anos-olinda

Daniel Cara fala em audiência pública. Foto: Fanpage CNDE.

Durante a tarde, discussões sobre as conquistas e pendências na luta pelo direito à educação deram o tom da audiência pública “A Educação em Pernambuco para a Próxima Década: os Planos, a Participação Social e a Gestão Pública de Qualidade”, realizada na Câmara de Vereadores de Olinda. A mesa contou com a participação do coordenador geral da Campanha, Daniel Cara; da vice coordenadora do Fórum Estadual de Educação, Rita de Cássia Moura; de Edineide Cesar, secretaria executiva da Secretaria de Educação de Olinda; do deputado federal Paulo Rubem; da deputada estadual Tereza Leitão e de Isabella de Roldão, vereadora do Recife.

À noite, foi a vez do Centro de Cultura Luiz Freire abrigar as comemorações com um evento aberto a toda população. Em seu saguão, exposição com materiais de incidência política produzidos nesses quinze anos da Campanha e obras da artista plástica Beta Ferralc. Já o chão do nosso quintal levou muita pisada de gente feliz e de luta com a percursão do Maracatu Batadoni e canções do grande Erasto Vasconcelos, acompanhado da banda Pão Ensopado com Leite de Coco.