No mês de agosto, profissionais da educação, estudantes, integrantes de movimentos sociais e representantes do poder público do sertão de Pernambuco estiveram juntos para dialogar sobre Educação Escolar Quilombola. A conversa aconteceu em um seminário realizado na Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST) da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Visando debater sobre a educação escolar quilombola nas cidades do sertão pernambucano, especialmente no município de Mirandiba, no Sertão Central e no Sertão do Pajeú, o evento foi uma ação do projeto Educquilombo – Educação Escolar Quilombola, organizado pela Articulação Social das Comunidades Quilombolas de Mirandiba (ASCQUIMI), pelo Centro de Cultura Luiz Freire (CCLF) e o coletivo Dadá – Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão sobre Relações de Gênero, Sexualidade e Saúde. A iniciativa está na lista das ações apoiadas pelo Fundo Malala no Brasil.

Foto: Núcleo de Juventude, Educação e Comunicação/Educquilombo

Na mesa de abertura do seminário, os(as) presentes puderam assistir às falas de Rogério Barata e Ângela Schepp, coordenador e articuladora comunitária do projeto Educquilombo. Logo em seguida, Dra. Delma Josefa da Silva, professora e pesquisadora, ministrou uma palestra sobre Direito, Política e Princípios da Educação Escolar Quilombola e convidou todes para uma reflexão sobre as experiências que professoras(es) quilombolas têm dentro da sala de aula. E esse foi o tema da mesa coordenada por Maria José de Souza Souza, professora quilombola, liderança da ASCQUIMI e integrante do projeto Educquilombo, que trabalhou os temas “Identidade: cultura, ancestralidade e territorialidade na Educação Escolar Quilombola”, “Participação Comunitária na construção do Marco Legal da Educação Escolar Quilombola no município” e “Diretrizes da Educação Escolar Quilombola”, com a contribuição de Marinalva Rita Bezerra, professora quilombola e integrante da AQCC – Associação Quilombola de Conceição das Crioulas; Ângela Maria dos Santos Schepp, professora quilombola, liderança da ASCQUIMI, integrante do projeto Educquilombo; e Vitória Érica, jovem liderança quilombola, integrante da ASCQUIMI e do projeto Educquilombo.

Marinalva Bezerra, quilombola da Comunidade Conceição das Crioulas, vê o Seminário como uma oportunidade de agregar conhecimentos. “Uma vez que a gente conhece a experiência de vários quilombos, a gente percebe a defasagem do desenvolvimento da educação nos territórios quilombolas. Vemos que alguns quilombolas estão com a educação mais avançada, outros estão iniciando, mas o importante é que estamos todos aptos a aprender e levar experiências para as suas comunidades. Acho que tudo que foi discutido aqui Conceição já faz um pouco, então a partir deste encontro podemos melhorar as práticas.

Já Reginaldo Salvino, professor de História da Rede Estadual e integrante da Coordenação de Educação Escolar Quilombola da Secretaria de Educação de Pernambuco, representou o poder público estadual no Seminário e falou um pouco das ações realizadas pela Coordenadoria para a efetivação da educação específica e de qualidade dentro dos territórios quilombolas.

 

O seminário contou, ainda, com uma apresentação do grupo de dança do Centro de Cultura e Cidadania Zumbi dos Palmares de Mirandiba. E a participação da juventude se deu em todos os espaços da atividade, inclusive na cobertura dela, a partir do trabalho do Núcleo de Juventude, Educação e Comunicação do Educquilombo.

Foto: Núcleo de Juventude, Educação e Comunicação/Educquilombo

 

 

Fotos: Núcleo de Juventude, Educação e Comunicação/Educquilombo