Após as fases de oficinas de comunicação comunitária do Projeto Ciranda, para a construção da “Campanha Cidade para a Primeira Infância: Nossas Ruas e o Mundo”, chegou o momento de dar o start e lançar a campanha dentro de cada território. O projeto conta com crianças e jovens de três comunidades da Região Metropolitana do Recife e, nesse mês de setembro, os participantes se organizaram e mobilizaram suas respectivas comunidades para apresentar o projeto e mostrar tudo o que foi realizado ao decorrer dos encontros em um evento protagonizado por eles.

A primeira comunidade a lançar a campanha foi o Ibura, no Recife. No dia 15, os jovens realizaram um evento com apresentação de frevo e capoeira. Além disso, teve pula-pula e pipoca para a criançada aproveitar a tarde toda. A festa aconteceu no Conselho de Moradores da Vila 27 de Abril, também conhecida como Vila das Domésticas e por isso, a programação também contou com a exibição do documentário “Quarto de Empregada”, dirigido e produzido por Luci Alcântara, que conta a vida das domésticas da vila e a luta pela garantia do direito à moradia para sair do quarto de empregada que era lhes reservado, o que motivou o surgimento da comunidade. Na ocasião, dona Amália, uma das integrantes desse movimento e ex-presidente do Sindicato das Trabalhadoras Domésticas do Recife, falou de forma emocionante sobre o processo de construção da comunidade e representou todas as protagonistas do filme com sua força. Para finalizar, os jovens apresentaram a campanha para os moradores que foram prestigiar o evento e conhecer o trabalho feito pela juventude.

No dia 22 foi a vez da comunidade de Peixinhos, em Olinda. A criançada se divertiu bastante com a apresentação de uma dupla circense, brincou na roda de capoeira e cantou ao som de Dudu Pereira. A recreação com brincadeiras também ficou por conta dos jovens, que fecharam a rua do Grupo Comunidade Assumindo Suas Crianças com tanta animação. Os participantes também apresentaram a campanha e as peças confeccionadas por eles nas oficinas. E para encerrar a festa, o coco da comunidade colocou todo mundo para dançar.

Por fim, os jovens da comunidade de Rosa Selvagem, localizada no Recife, mobilizou vários moradores no dia 29, na frente de Creche Municipal de Rosa Selvagem. Teve apresentação de frevo, hip-hop e recreação com brincadeiras de rua com as crianças e mães presentes. Além disso, teve pula-pula, pipoca e algodão doce para comunidade aproveitar a tarde com muita alegria. No fim do evento, os jovens exibiram sua participação no projeto.

Agora, nesta nova etapa da Campanha, as crianças e jovens colocarão tudo o que foi planejado em prática. Após o convite para comunidade abraçar este projeto, chegou a hora de panfletar, colar cartazes, compartilhar VT’s, spots e buscar a promoção dos direitos da primeira infância dentro de seus territórios e na cidade.