Via Cendhec

Nesta quinta, dia 11, das 10h00 às 12h30, acontece o seminário “Flores do Mandacaru na Ciranda de Saberes”, uma ação do projeto Mandacaru Malala, coordenado pela Ativista pela Educação da Rede Malala Fund, Benilda Brito, Pedagoga, Mestre em Gestão Social/UFBA e militante histórica do Movimento de Mulheres Negras e Diretos Humanos. O evento, que será transmitido ao vivo pelo youtube e facebook, vai reunir educadoras/es, estudantes, quilombolas, indígenas, ativistas de Rede de Proteção às crianças e diversas entidades parceiras, além de professoras/es, famílias e comunidades escolares no geral.

A iniciativa irá ligar saberes afro/indígenas e apontar desafios e resistências das comunidades tradicionais diante da pandemia do COVID 19. O seminário também propõe elaborar um conjunto de ações e estratégias que contribuam para o enfrentamento aos racismos, vulnerabilidades e da efetivação dos direitos das meninas nas escolas, como garantem as Convenções Internacionais de Beijim e Durban, das quais o Brasil é signatário.

A ancestral educadora e Rainha da Ciranda, Lia de Itamaracá, terá participação especial no evento cirandando a importância da musicalidade, identidade, oralidade e ludicidade, entre outros rituais pedagógicos utilizados nos processos de múltiplos saberes e educação.

O seminário segue dividido em duas rodas: Na primeira, intitulada “Saberes Afro/Indígenas”, estarão presentes: Eduarda Moreira, Mazer Souza, Melrilly Gonçalves, Joaninha Dias, Ayanny Diniz e Cirila Kaimbé. Já na segunda roda, chamada “Pretagogias, Afroncentrismo. Basta de Epistemicídio”, participam IYalorixá Denise Botelho, Maria Aparecida de Matos e Pablo Soares.

Visibilizar as violências, desigualdades e ausências de políticas públicas focalizadas na educação das meninas do ensino fundamental II das escolas públicas do Nordeste brasileiro, são alguns dos principais objetivos do Projeto Mandacaru Malala

Para saber mais sobre o evento acesse:

https://cutt.ly/LTtrSXA