No dia 17 de agosto, Dia Nacional do Patrimônio Histórico (17), a TV Viva/CCLF esteve presente na solenidade do 7º Prêmio Ayrton de Almeida Carvalho de Preservação do Patrimônio Cultural de Pernambuco. Representada por Edinho Moraes, a TV Viva foi premiada no Teatro de Santa Isabel pela ação de “Salvaguarda e Preservação do Acervo Audiovisual da TV Viva“, sendo a primeira colocada na categoria Acervos Documentais e Memória Cultural.

“Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho desenvolvido com comunicação popular há 38 anos, principalmente no que diz respeito à preservação da memória e da cultura, estando de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU”, afirma Edinho Moraes sobre a importância da premiação e do trabalho de digitalização do acervo da TV Viva.

A iniciativa objetiva a catalogação e digitalização das obras produzidas ao longo dos 38 anos da produtora independente, que foi a primeira a TV a céu aberto da América Latina, com registros de artistas e grupos populares, à época ainda desconhecidos do grande público.

SOBRE O PRÊMIO (via Folha de Pernambuco)

A premiação, criada em 2015 e gerida pela Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE) e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), tem como objetivo a seleção e a premiação de ações exemplares voltadas à proteção, preservação, conservação e salvaguarda do patrimônio cultural de natureza material e imaterial em todas as microrregiões do estado. Às candidaturas vencedoras, serão concedidos os prêmios de R$ 20 mil para os primeiros colocados e R$ 10 mil para os que conquistarem os segundos lugares.

Concorreram ao edital, ações realizadas/concluídas entre os anos de 2019 e 2021 ou que estavam em andamento até a data final do período de inscrição, nas diversas áreas e linguagens culturais como artes cênicas, artes visuais e fotografia, audiovisual, cultura popular, design e moda, música, gastronomia, povos tradicionais, arquitetura e urbanismo.

 

Fotos: Paula Viana/Curumim e Equipe de Comunicação do CCLF