É com imensa alegria que todas as pessoas que fazem o Centro de Cultura Luiz Freire (CCLF) celebram o reconhecimento de Xirumba como Patrimônio Vivo de Pernambuco.
Arlindo de Souza Amorim, o Xirumba, é fotógrafo desde a década de 1970 e a partir de então tem dedicado um olhar muito atento e sensível ao esplendor da natureza, às causas sociais e às manifestações da cultura popular – de onde nasceu a fotografia dele, como confessa nas primeiras linhas do livro mais recente, o “Terra de Maracatu”.
A fotografia de Xirumba ganhou não só Pernambuco, mas o mundo, com exposições e salões nas cidades de Olinda, Recife, Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Cidade do México, Paris, Valencia e Santiago de Cuba.
Desde o começo da TV Viva – A Sua Imagem, em 1984, Xirumba tem registrado a história política do país, preservando as memórias das lutas por justiça social. “É por aí que eu vejo a importância da TV Viva, que ao mesmo tempo em que discutia junto com os canavieiros, discutia com o sindicato, com o teatro de amadores de Pernambuco, tinha uma dinâmica completamente diferente do que existia antes”, afirma o mais novo Patrimônio Vivo em entrevista no livro “Existir E Resistir”, que conta a história do CCLF.
Um viva ao reconhecimento da fotografia como manifestação da nossa cultura! Viva Xirumba!
Foto: Reprodução/ Mapa Cultural de Pernambuco