Ontem (11) teve fim o atual mandato do CACS-FUNDEB/PE*, no qual o Centro de Cultura Luiz Freire (CCLF) esteve presente ocupando a vaga destinada a representantes de organizações da sociedade civil, com Liz Ramos, educadora do CCLF e nossa representante no Comitê Diretivo da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, e José Alberto, o Betinho, do projeto Escolas Seguras e Acolhedoras para Meninas e Jovens Mulheres de Pernambuco, e integrante do Comitê Pernambuco da Campanha.

Na reunião da última quarta-feira foi realizado um balanço da gestão do Conselho, presidido por Maria Iêda Nogueira, onde se entendeu como positivo o caráter formativo que o CACS-FUNDEB/PE teve, acompanhando as contas do FUNDEB, mas também acompanhando o financiamento de vários programas do campo educacional – de transporte escolar, alimentação escolar, educação de jovens e adultos, educação integral, por exemplo -, além do Censo escolar e dos sistemas de avaliação.

Para Liz Ramos, o período que se iniciou com a posse, no dia 13 de dezembro de 2023, foi bastante proveitoso por observar de perto o tema do financiamento da educação, no acompanhamento dos recursos do FUNDEB em Pernambuco e nos municípios, a partir do olhar de uma organização de Direitos Humanos.

“Foi um mandato de muita aprendizagem, que nos proporcionou estar em cursos específicos no Tribunal de Contas do Estado (TCE) e no Ministério Público (MP)”, acrescenta a educadora.

Para o próximo mandato, o Centro de Cultura Luiz Freire indicou o nome de duas pessoas da luta pelo Direito à Educação para estarem como titular e suplente, no lugar de Liz e Betinho, mas que só deve ser efetivado no próximo ano.

*CACS-FUNDEB/PE: Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e da Valorização dos Profissionais da Educação.

Para saber mais sobre o papel do Conselho acesse o link a seguir: https://cclf.org.br/educadora-do-cclf-toma-posse-no-conselho-do-fundeb-pe/