Na manhã desta terça (17/6), Liz Ramos, educadora do Centro de Cultura Luiz Freire (CCLF), e Betinho Pereira da Silva, assessoria de articulação política do Projeto Escolas Seguras e Acolhedoras (ESA), estiveram reunidos com representantes da Secretaria de Articulação Municipal (SEAM), uma das pastas executivas da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco (SEE) e com Fórum Municipal de Educação (FEE-PE). Natanael Silva, secretário Executivo da SEAM, e Rosa Torres, Superintendente, receberam a equipe do ESA. O FEE foi representado pela sua coordenadora, Célia Santos.

A reunião, que marca ações de incidência do projeto, no seu ciclo de dois anos de atuação, colocou em pauta os primeiros achados do Balanço do Plano Estadual de Educação de Pernambuco, na sua meta 2, assim como destacou os estudos já concluídos e publicados com foco nos Planos Municipais de Educação de Mirandiba, Ouricuri e Cabo de Santo Agostinho. Todas as análises, que são frutos do Escolas Seguras e Acolhedoras, foram produzidas a partir das dimensões de gênero, raça, etnia e território – fatores que têm causado desigualdades educacionais no acesso, permanência e na qualidade da educação ofertada.

Na reunião, os representantes da Secretaria e a representante do Fórum Estadual, reconheceram a relevância da ação articulada pelo projeto, na produção dos Balanços, como promotora do debate público, no acompanhamento dos planos decenais de educação, das políticas educacionais de forma ampla, e na incidência sobre os novos planos. Outro ponto destacado foi a relação, analisada nos estudos apresentados, entre infraestrutura das escolas, respeito à diversidade dos/as sujeitos da educação e o enfrentamento das desigualdades, como fatores que colaboram para a qualidade da educação.

Tanto a Secretaria de Educação do Estado, como o Fórum Estadual de Educação, junto com outras entidades, como o Conselho Estadual de Educação, têm papel fundamental frente ao PEE (2015-2025) em curso, seu monitoramento e avaliação, e o próximo Plano cuja elaboração deve acontecer com ampla participação social.