Fortalecendo o debate sobre a educação pública, o projeto Escolas Seguras e Acolhedoras (ESA) realiza mais uma atividade na Semana de Ação Mundial – SAM 2024.
Na próxima quarta-feira (28/8), o encontro é com estudantes do Instituto Federal de Ouricuri. Quem facilita a atividade, que coloca em foco a importância do Plano Nacional de Educação para defesa do direito à educação pública no país, nos estados e municípios, é José Alberto (Betinho), articulador político do Projeto e articulador regional da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, e também Michela Albuquerque, coordenadora do Escolas Seguras e Acolhedoras. A atividade é em parceria com o IF de Ouricuri e Ong Caatinga, uma das organizações correalizadoras do ESA.
O que o Plano Nacional de Educação – PNE tem a ver com você? É a pergunta que dinamizará o encontro, destacando a relação do PNE com a garantia da qualidade, do acesso e da permanência dos/as estudantes desde a educação básica à universidade. Também estará em foco a importância dos planos de educação contemplarem as dimensões de gênero, raça, etnia, território.
A participação social, desde a elaboração do Plano até o monitoramento das suas metas, e a relação do PNE com os planos estaduais e municipais de educação, também entram na programação que quer debater: Qual a importância dos/as estudantes se envolverem nas discussões, na elaboração de propostas e no acompanhamento das políticas públicas educacionais?
O Projeto Escolas Seguras e Acolhedoras para Meninas e Jovens Mulheres de Pernambuco atua na defesa do direito à educação pública, gratuita, laica, inclusiva, antirracista e não sexista.