Amanhã (28), a partir das 08h30, acontece o Seminário Educquilombo, com o objetivo de compartilhar as experiências, ações, desafios e estratégias do projeto Educquilombo – Educação Escolar Quilombola, na luta pelo Direito à Educação das meninas e jovens mulheres quilombolas de Mirandiba, município do sertão pernambucano.
O evento organizado pelo Centro de Cultura Luiz Freire (CCLF) e a Articulação Social das Comunidades Quilombolas de Mirandiba (ASCQUIMI), vai ser realizado no Salão Paroquial da Igreja Sagrada Família, na Rua José Torres de Araújo, em Mirandiba.
Na ocasião, além dos momentos de fala e debate também haverá dois lançamentos: do vídeo relatório que narra a jornada do projeto, e da publicação “Guia para a Defesa da Educação Escolar Quilombola”; além da exposição de materiais audiovisuais produzidos pelo Núcleo de Juventude, Educação e Comunicação de Mirandiba e a apresentação cultural do Grupo de Dança Zumbi dos Palmares.
Para Vitória Érika, jovem quilombola e integrante do Núcleo, o evento será mais uma oportunidade de reconhecer o trabalho que vem sendo feito nesses cinco anos do projeto. “O Seminário tem o sentido de continuar o trabalho aqui no município, e que a juventude se mantenha ativa em busca dos direitos e da melhoria da educação”, destaca a jovem liderança.
A programação do Seminário conta com a presença de diferentes atores políticos que participaram direta ou indiretamente do projeto, à exemplo do movimento quilombola local e nacional e de instituições de fiscalização da ordem jurídica.
Rogério Barata, educador do CCLF, ativista pela educação do Rede Malala e coordenador do Educquilombo considera o Seminário como uma oportunidade de prestar contas dessa iniciativa da sociedade civil, realizada pelo CCLF e a ASCQUIMI, além de manter o debate sobre o tema aquecido. “É também apontar para a continuidade das lutas em defesa da educação escolar quilombola atualizando a agenda política da atuação em defesa dos direitos”, conclui o educador.
SOBRE O EDUCQUILOMBO | O projeto Educquilombo – Educação Escolar Quilombola é realizado pelo Centro de Cultura Luiz Freire (CCLF) em parceria com a Articulação Social das Comunidades Quilombolas de Mirandiba (ASCQUIMI), com apoio do Fundo Malala no Brasil. O projeto foi construído em dois ciclos, o primeiro de 2019 a 2021, e o segundo de 2022 e 2024, tendo como grande marco a aprovação da Lei Municipal Nº 683/2020, que oficializa as Diretrizes Curriculares da Educação Escolar Quilombola de Mirandiba. A Lei foi fruto de intensa mobilização e participação das comunidades quilombolas em defesa de seus direitos educacionais, que seguem após a aprovação, monitorando a efetivação dela e primando pela participação social nas políticas e gestão pública.
SERVIÇO
Seminário de Compartilhamento das Experiências do Projeto Educquilombo – pelo Direito à Educação Escolar Quilombola em Mirandiba.
Dia 28/11/2024, quinta-feira.
De 08h30 às 12h30.
No Salão Paroquial da Igreja Sagrada Família, na Rua José Torres de Araújo, no município de Mirandiba, Pernambuco.
PROGRAMAÇÃO
08h30 – Chegada
Com recepção e lanche
09h30 – Boas-vindas e abertura do seminário
Mesa composta pelo Núcleo de Juventude, Educação e Comunicação de Mirandiba
10h – Mesa de compartilhamento, com retrospectiva/caminhada e resultados do Educquilombo; e Lançamento do vídeo relatório
Mesa composta por:
ASCQUIMI
Núcleo DE Juventude
CCLF
11h – Mesa de Conjuntura da Educação, a partir de um município quilombola – E agora, quilombola? Os desafios da Educação Escolar Quilombola nos Planos Decenais de educação
Mesa composta por:
Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ);
Articulação Social das Comunidades Quilombolas de Mirandiba (ASCQUIMI);
Gerência da Educação Escolar Quilombola de Pernambuco (GGEQ-PE);
Secretaria Municipal de Educação de Mirandiba;
Grupo de Trabalho (GT) Racismo, do Ministério Público de Pernambuco (MPPE);
Promotoria de Justiça de Mirandiba;
Projeto Escolas Seguras e Acolhedoras para Meninas e Jovens Mulheres em Pernambuco
12h – Lançamento da publicação que sistematiza a experiência do Educquilombo
Momento facilitado pela equipe do CCLF
12h15 – Mesa de Perspectivas e apresentação do novo projeto
Momento facilitado pela equipe do CCLF e Comissão Estadual de Articulação das Comunidades Quilombolas de Pernambuco
12h30 – Agradecimentos
Apresentação do Grupo de Dança Zumbi dos Palmares
Lanche reforçado
Exposição de materiais audiovisuais produzidos pelo Núcleo