Sobre
VÍDEOS
QUEM SOMOS
Organização de direitos humanos, não-governamental, teve origem como uma estratégia de renovação artístico-cultural e de resistência democrática à ditadura civil militar. Conta-se que Marcos Freire, político, e um dos fundadores, decidiu homenagear seu pai ao nomear o espaço que viria a ser reduto de reuniões políticas e de articulação de grupos artístico-culturais e movimentos sociais. tornando-se então um lugar de acolhida para as movimentações de resistência e de luta pela redemocratização do País.
Definido, em seu estatuto, como “uma associação privada e sem fins lucrativos, independente e sem qualquer vinculação partidária ou religiosa, conformada pela união de seus associados com o propósito comum de promover os Direitos Humanos e a Cidadania, e que desenvolve atividades de assistência social, educativas e culturais”, o CCLF vem se moldando e se modificando, ao longo da linha do tempo.
Na década de 1980, somando esforços aos inúmeros sujeitos políticos empenhados na luta pela restauração da democracia, o CCLF participa ativamente do reordenamento político-institucional do país e do fortalecimento das organizações populares e comunitárias. Participa da fundação do Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH); da promoção do debate no processo de elaboração da Constituição Federal de 1988; do fortalecimento de iniciativas educacionais de caráter comunitário (escolas alternativas); da assessoria jurídica à organização popular pelo direito à moradia; e cria a TV Viva. Nessa época, configurava-se como uma instituição guarda-chuva de diversos projetos sociais.
Já nos anos 1990, o CCLF avança para o campo da intervenção em políticas públicas, sendo pioneiro no monitoramento da política pública de Justiça e Segurança; no debate sobre a comunicação comunitária e popular como direito cidadão à informação e liberdade de expressão.
MISSÃO
Dos anos 2000 para cá, o Centro torna a reinventar-se, sem perder de vista sua missão, qual seja: “contribuir para a radicalização da democracia na Sociedade, promovendo a expansão, qualificação e consolidação da participação cidadã e da prática dos Direitos Humanos, vivenciados como um processo educativo e cultural”.
VISÃO E OBJETIVOS
O CCLF definiu como visão a crença num modelo de Sociedade, que venha alterar a realidade de pobreza, exclusão social, desigualdade, preconceito e discriminação, modelo este construído sob o auspício da participação coletiva e ativa dos diversos sujeitos sociais, em que a pluralidade cultural, étnica, geracional, de gênero e de orientação sexual seja valorizada e aceita como determinante na construção da democracia.
Para tanto, estabeleceu como objetivos institucionais para orientar sua ações:
1- Desenvolver e fortalecer práticas democráticas com incidência nas políticas e na gestão pública que efetivem direitos humanos, com foco na comunicação, educação e cultura;
2- Promover uma cultura democrática na sociedade, a partir da reafirmação dos direitos humanos, na perspectiva de gênero, orientação sexual, raça e etnia e geração;
3- Contribuir na promoção do desenvolvimento como direito humano, em comunidades urbanas e rurais, prioritariamente com povos indígenas e comunidades quilombolas.
COMO ATUAMOS
Assim, o trabalho segue nos campos de atuação da Educação, Comunicação, Cultura e Democratização da Gestão Pública, desenvolvidos a partir de eixos amplos e interdependentes: formulação e monitoramento de políticas públicas; articulação e cooperação, formação, produção e disseminação de informações e de conhecimentos e desenvolvimento institucional, além claro, da mobilização de sujeitos (individuais e coletivos) para as frentes em defesa dos direitos humanos.
APOIADORES atuais APOIADORES passados
QUINTAL
COLABORATIVO
BIBLIOTECA
EQUIPE
Conselho Diretor
PAULO VALENÇA JR.
PRESIDENTE
ANA NERY DOS SANTOS MELO
VICE-PRESIDENTE
mARIA EDIVÂNIA VICENTE DOS SANTOS
SECRETÁRIA
Conselho Fiscal
MARCELO DE SANTA CRUZ OLIVEIRA
ROBERTO FRANÇA FILHO
JOSÉ TAVARES DE LIMA JÚNIOR
Administrativo-financeiro
jornalista
TV Viva
Repórter cinematográfico
Editor
Programa Direito à Educação
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