Nesta terça-feira (10), às 14h, acontece o 1º Seminário Plano Municipal de Educação: um debate de todas/os! A atividade, que vai dialogar sobre a Meta 2 do Plano de Ouricuri, ocorre no Instituto Federal, campus Ouricuri, localizado no sertão Pernambucano. A ação integra um conjunto de atividades do Projeto Escolas Seguras e Acolhedoras para Meninas e Jovens Mulheres de Pernambuco (ESA), na Semana de Ação Mundial – SAM 2024.

O Seminário será facilitado por Paula Ferreira, José Alberto (Betinho) e Liz Ramos, que integram a equipe do projeto. Liz Ramos, assessora de Estudos e Documentos, apresenta os principais destaques e “achados” do estudo que está em elaboração, e que ela acompanha, sobre o PME de Ouricuri, Mirandiba e Cabo de Santo Agostinho.

O estudo destaca aspectos de cada contexto, como a condição das escolas localizadas em áreas rurais, urbanas e quilombolas. Também irão compor o documento final uma série de escutas, realizadas com conselhos de educação, sindicatos, estudantes, gestões municipais, sociedade civil, conselho tutelar, entre outros.

A iniciativa é do ESA, realizada em Ouricuri em parceria com a ONG Caatinga, correalizadora do projeto, e com o Instituto Federal, sendo uma ação aberta ao público voltada a promover debate e participação. A partir das escutas e da coleta e análise de dados quantitativos, do Censo Escolar 2023 e outras fontes oficiais, o trabalho chama atenção para a necessidade de discutir os PMEs em vigência, bem como os novos Planos, considerando as dimensões de gênero, raça e território, fatores que causam desigualdades educacionais no acesso, permanência e na qualidade da educação.