Mirandiba, município localizado no sertão central de Pernambuco, terra que conta com 27 comunidades quilombolas, em diferentes estágios de reconhecimento e autorreconhecimento, recebe nesta quinta-feira, (12/9), o Seminário Plano Municipal de Educação: um debate de todas/os! A atividade será na sede do Sindicato dos Servidores Municipais de Mirandiba (SISMMI), às 14h.

Afirmando a importância de conhecer, discutir e participar da construção dos Planos Municipais de Educação, quem promove o Seminário é o Projeto Escolas Seguras e Acolhedoras para Meninas e Jovens Mulheres de Pernambuco (ESA), como parte das iniciativas que realiza na Semana de Ação Mundial – SAM 2024.

O encontro será facilitado por Paula Ferreira, José Alberto (Betinho) e Liz Ramos, que fazem parte da equipe do ESA. Liz Ramos, Assessora de Estudos e Documentos, apresenta os principais destaques e “achados” do estudo que está em elaboração, e que ela acompanha, sobre o PME de Ouricuri, Mirandiba e Cabo de Santo Agostinho.

Abordando a educação fundamental nos Planos em vigência (2015-2025), a partir da Meta 2, os estudos destacam as dimensões de gênero, raça e território como fatores que necessitam ser considerados para se enfrentar as desigualdades educacionais no acesso, permanência e na qualidade da educação ofertada.

Em Mirandiba, a defesa do direito à educação, e o estudo do PME, passa também pela defesa das populações quilombolas poderem acessar um ensino referenciado na história, cultura e conhecimentos que essas populações produzem, bem como no enfrentamento às barreiras de acesso à educação que ainda vivenciam.

Você é a nossa convidada/o!

O quê? 1º Seminário Plano Municipal de Educação: um debate de todas/os!

Quando? 12 de setembro

Onde? Sindicato dos Servidores Municipais de Mirandiba, Rua Moisés de Carvalho Barros, Centro, n°09.

Horário? Das 14h às 17h