Entre os dias 22 a 24 de março, o Centro de Cultura Luiz Freire abrigará a sétima edição do Festival Sul-Americano de Cultura Árabe – SACA. O festival acontece anualmente em várias cidades do país, celebrando o Dia da Comunidade Árabe no Brasil (25 de março) e promove o respeito à diversidade cultural e aproximação dos povos, através de atividades como exposições, exibições de filmes, rodas de conversa e contação de histórias. Atualmente, mais de 16 milhões de árabes e descendentes moram no Brasil.

A abertura do VII Festival SACA será nesta terça-feira (22), às 15h, com exposição de caligrafias árabes. A caligrafia árabe foi desenvolvida ao longo dos séculos e é considerada uma obra de arte visual, por sua estética refinada e singular, fortemente vinculada ao desenho, sendo parte fundamental da cultura islâmica.

Na programação para esta quarta-feira (23), o SACA exibe o documentário “A Revolução do Ano” (2014), dirigido pelo brasileiro Diogo Faggiano, às 19h. O filme começou a ser produzido no final de 2012, quando o diretor e equipe começaram a percorrer o Egito, e retrata as histórias de revolucionários que depuseram o ditador Rosni Mubarak, durante a revolução de 2011 – conhecida como Primavera Árabe.

Em seu último dia de realização, quinta-feira, haverá uma roda de conversa ministrada por Chuaib Baalbaki, representante do Centro Islâmico de Recife, com o tema “Religião e Cultura Islâmica”, que tem início às 16h. Para o encerramento, evento de contação de histórias que acontece mensalmente no CCLF, “Coisas que se Contam nas Olindas”, às 19h, terá temática especial com poesias feitas por mulheres muçulmanas.

 22/03 

15h: Abertura da exposição de caligrafias árabes

23/03

19h: Exibição do documentário “A Revolução do Ano” (2014), de Diogo Faggiano.

24/03 

16h: Roda de conversa com Chuaib Baalbaki, representante do Centro Islâmico de Recife, com o tema “Religião e Cultura Islâmica”

19h: “Coisas que se contam nas Olindas: histórias e música”

 

Serviço

VII Festival Sul-Americano de Cultura Árabe

22, 23 e 24 de março

Centro de Cultura Luiz Freire (auditório)

Rua 27 de Janeiro, 181 – Carmo – Olinda PE

Entrada Gratuita