11094017_948811558483303_1151537406_nHá mais de dez anos, a educadora Thalitha Chiara ensina cinema para crianças com seu projeto “Olho Mágico”. Além de dividir conhecimentos sobre a história da “sétima arte”, a iniciativa também mostra como fazer pequenos vídeos de animação com a técnica “stop motion” para crianças e adolescentes dos seis aos 17 anos de idade.

Agora Thalita quer fazer com que toda a sua experiência possa ser transmitida para cada vez mais crianças. Por isso bolou e tem executado praticamente sozinha e de forma independente um livro em que sistematiza sua prática de forma leve e divertida, para ser lido e vivido. A obra “Um Olhar Mágico – A história do cinema para crianças” é um livro que descreve o desenvolvimento da sétima arte, desde sua origem no tempo das cavernas até os dias de hoje, com as facilidades do Youtube e os avanços da tecnologia 3D. Terá 30 páginas, com ilustrações de Diana Santos.

O livro está praticamente pronto e sua autora pensa em distribuir mil exemplares no Brasil e em Portugal. Mas, para isso, precisa de ajuda. Sabendo que mais pessoas, assim como ela, acreditam na necessidade de fazer com que a criançada tenha acesso a esse tipo de informação, ela criou uma campanha no Catarse para que todo mundo possa participar dessa construção. O objetivo da campanha de mobilização de recursos é o de atingir a meta de R$ 12 mil. Faltando pouco mais de um mês para o prazo final, a escritora já conseguiu quase a metade do que precisa para editar e distribuir sua obra.

Qualquer pessoa pode doar com quantias a partir de R$ 15 reais, tendo como recompensas prêmios que vão desde agradecimentos no site da pubicação até kits com livros, marcadores, camisetas, adesivos e papel de parede. Para saber mais sobre o livro e como contribuir para a sua publicação, visite https://www.catarse.me/pt/umolharmagicolivro. O Centro de Cultura Luiz Freire apoia este projeto, assim como a todas as iniciativas que possam levar a cultura e a alegria a nossa sociedade – que tanto disso precisa.