“O que o Plano Nacional de Educação (PNE) tem a ver com você?” Este foi o mote dos diálogos que ocorreram na última quarta (28/8), com estudantes dos cursos de licenciatura em Química e Matemática do Instituto Federal, Campus de Ouricuri, no Sertão de Pernambuco, e de Pedagogia, na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas do Cabo de Santo Agostinho (Fachuca). As duas atividades integram as ações do projeto Escolas Seguras e Acolhedoras para Meninas e Jovens Mulheres de Pernambuco (ESA) na Semana de Ação Mundial – SAM 2024.

As conversas tiveram a mediação da equipe técnica do projeto, que abordou a importância de atualização do PNE, bem como destacou pontos do novo Plano – entregue ao Congresso pelo Governo Federal – cujos objetivos, metas e estratégias têm por missão orientar as políticas educacionais em todo o país, nos diversos níveis e modalidades.

As duas atividades contemplaram o compartilhamento de vivências e percepções dos/as estudantes sobre a educação que eles/as têm acessado, assim como estimularam a participação no acompanhamento das políticas públicas educacionais, desde o financiamento à valorização dos profissionais da educação no País.

No Instituto Federal, a necessidade de discutir acesso, permanência e qualidade da educação pública, considerando o enfrentamento às desigualdades de gênero, raça e território, já que são fatores que têm provocado exclusão educacional, também esteve em foco.

Em Ouricuri, o evento teve a articulação, junto ao projeto, da Direção Geral do IF, do Departamento de Ensino e das professoras Danielle dos Santos, Elyara Oliveira e Elizangela Dias. Os mediadores foram a jornalista Michela Albuquerque e o pedagogo José Alberto (Betinho), ambos da equipe do projeto Escolas Seguras. A articuladora Cícera Carvalho, da Ong Caatinga, uma das organizações correalizadoras do ESA, também participou.

Na Fachuca, a conversa foi facilitada por Cássia Souza, cientista social, e Liz Ramos, filósofa, que também integram a equipe do projeto e fazem parte do Comitê Pernambuco da Campanha Nacional pelo Direito à Educação.