A Declaração Universal dos Direitos Humanos, que completa 70 anos nesta segunda (10), será o tema da 12ª Mostra Cinema e Direitos Humanos. A mostra será realizada nos meses de novembro e dezembro nas 26 estados  e no Distrito Federal e a programação é totalmente gratuita.  Ao todo, serão exibidos 40 filmes, divididos em 4 mostras: Temática, Panorama, Mostrinha, dedicada ao público infanto-juvenil, e Homenagem, que celebra a carreira do ator e diretor Milton Gonçalves. A mostra é uma iniciativa do Ministério dos Direitos Humanos (MDH), com realização do Instituto Cultura em Movimento (ICEM). A Declaração Universal dos Direitos Humanos surgiu em 1948 como um grito de liberdade e o clamor por respeito, contra o fascismo e as milhões de mortes da 2ª Guerra Mundial.

Em Olinda, o Centro de Cultura Luiz Freire selecionou uma programação especial com filmes da Mostrinha e das mostras Panorama e Temática, que será exibida de segunda (10) a sexta (14), no auditório da instituição, sempre em duas sessões, às 15h e às 19h30.

Os filmes abordam as diversas temáticas dos Direitos Humanos, como memória e verdade, questões de gênero, população negra, população indígena, população LGBT, imigrantes, direito das pessoas com deficiência, direito da criança, direito dos idosos, direito da mulher, direito à saúde, direito à educação, diversidade religiosa e meio ambiente.  Para permitir a acessibilidade, todas as sessões contam com closed caption, e  em sessões selecionadas haverá áudio descrição e Libras. Os espaços onde ocorrem as exibições também possuem estrutura acessível para receber os diferentes públicos, além de contar com a programação em Braille para consulta.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

SERVIÇO:

12ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos em Olinda

Data e horários: De segunda-feira (10) a sexta-feira (14)

Sessões: 15h e 19h30

Local: Centro de Cultura Luiz Freire – Rua 27 de Janeiro,181, Carmo Olinda- PE

Contato: (81) 3301- 5241

 

Imagens: Divulgação