Em Mirandiba, no último dia 29 de setembro, aconteceu a 1ª Conferência Municipal de Juventude, organizada pela Secretaria de Esportes, Juventude, Turismo, Cultura e Lazer (SECTUR) e pelo Conselho Municipal da Juventude (CMJM). Com o tema “Reconstruir o presente, construir o futuro: desenvolvimento, direitos, participação e bem viver”, o encontro contou com a participação das jovens quilombolas integrantes do projeto Educquilombo – Educação Escolar Quilombola¹ e moradoras dos 27 quilombos da cidade.

Com a finalidade reconhecer e potencializar as diversas manifestações e demandas da juventude, a Conferência quis ouvir a juventude de Mirandiba para formalizar políticas públicas para essa faixa etária, além de eleger uma/um delegada/o para a Conferência Estadual. Dividida em grupos diferentes, as juventudes elencaram propostas para diferentes eixos, dentre eles: Educação, Direito à Cidadania, à Participação Social e Política e à Representação Juvenil, Direito à Diversidade e à Igualdade, Direito à saúde,  Comunicação e à Liberdade de Expressão, Direito ao Território e à Mobilidade, entre outros.

Em 65 anos de fundação, a cidade finalmente vem reconhecendo a juventude como sujeito de direito, com direito à participação social e política, bem como versa o Estatuto da Juventude, instituído em agosto de 2013. Para Aline Maria, mobilizadora comunitária do projeto Educquilombo, liderança quilombola da ASCQUIMI² e graduada em Serviço Social, a participação dos jovens em conferências municipais é de suma importância para garantir que suas vozes e perspectivas sejam ouvidas nas decisões locais. “Isso dá oportunidade para o debate de questões relevantes para a juventude e contribui no desenvolvimento de políticas mais eficazes. Além disso, oferece aos jovens a oportunidade de aprender sobre o sistema político municipal”, afirma a pós-graduada em políticas públicas com ênfase em saúde/AEG Consultoria.

A conquista também é fruto de uma mobilização mais ativa das jovens e dos jovens pelos seus direitos, principalmente pelo Direito à Educação a partir das ações do Educquilombo, a exemplo das intervenções públicas realizadas em 2022 com colagem de cartazes nas ruas, exibição de vídeos em praça pública e evento aberto ao público em alusão ao Mês da Consciência Negra. A juventude que compõe o Núcleo de Juventude, Educação e Comunicação do projeto vem se destacando por suas participações em audiências públicas, reuniões com a gestão municipal, seminários, encontros, projetos e incidência política por meio da mídia advocacy. Para Celly Maria, comunicadora popular em formação e integrante do Núcleo, ter participado desse momento foi gratificante. “No meu ver foi importante estar presente, para aprender mais sobre o  Conselho de juventude. Vejo como uma estratégia para o fortalecimento de políticas para os jovens de Mirandiba”, complementa a estudante de administração.

Celly Maria na ponta direita.

Na ocasião, Bianca Maria, também integrante do Núcleo e ativista pela educação da Rede Malala no Brasil, garantiu a posição de Delegada Suplente para a Conferência Estadual de Juventude de Pernambuco.

Bianca Maria – segunda, da direita para esquerda.

Para acompanhar as ações das jovens meninas dentro do contexto do projeto Educquilombo – Educação Escolar Quilombola, leia nossas matérias, siga-nos no Instagram e assine nossa newsletter.

¹ Realizado pelo Centro de Cultura Luiz Freire e pela Articulação Social das Comunidades Quilombolas de Mirandiba – Ascquimi, com o apoio do Fundo Malala;
² Articulação Social das Comunidades Quilombolas de Mirandiba

 

Fotos: Núcleo de Juventude, Educação e Comunicação/ Educquilombo – Educação Escolar Quilombola