É com profunda tristeza que o Centro de Cultura Luiz Freire (CCLF) recebe a notícia da morte do Mestre Luiz Paixão, nesse sábado (21), aos 73 anos de uma vida devotada à cultura popular.

Nascido em 1949, no município de Aliança, na Mata Norte de Pernambuco, o rabequeiro veio de uma família de músicos e começou a tocar o instrumento de cordas aos 12 anos, no mesmo período em que começou a trabalhar com o corte da cana-de-açúcar.

Tendo dedicado mais de meio século à rabeca, Mestre Luiz Paixão tornou-se referência no fazer artístico, na divulgação e valorização da música popular nordestina, com o coco de roda, a ciranda, o forró, o maracatu e o cavalo marinho. Também foi destaque no movimento Manguebeat pela participação no grupo Mestre Ambrósio, na década de 1990.

É com saudade que lembramos da parceria entre o aliancense, o CCLF e a TV Viva, em 2019, para a realização do documentário “Manual Mestre Luiz Paixão – A Arte da Rabeca”, vencedor do Prêmio Culturas Populares – Edição Selma do Côco.

 

Que bom que, em vida terrena, estivemos próximos dele e nossa casa foi palco para a sua arte. Para nós, Luiz Paixão sempre será um patrimônio e um grande mensageiro da cultura popular pernambucana.

Aproveitamos para expressar nosso pesar pela morte brutal do Mestre Saúba, outra referência para nosso estado.

Vão na paz, Mestres! Que a família e amigues sintam-se abraçades.

 

Foto: Reprodução/ Instagram/ Jose de Holanda)