Na última terça-feira (30/4), houve a segunda Agitação Político Cultural Feminista, uma das atividades do projeto Escolas Seguras e Acolhedoras para Meninas e Jovens Mulheres de Pernambuco realizadas com estudantes da Escola Municipal Tancredo Neves, situada no Bairro São Francisco, periferia do Cabo de Santo Agostinho.
A ação foi fruto da escuta junto à turma de meninas que o projeto acompanha na unidade de ensino e que é parceira do projeto. Elas elegeram o tema do assédio sexual como importante para a ação.
A partir daí, foram realizadas duas oficinas facilitadas pelas educadoras Manina Aguiar e Rosana Olegário, do Centro das Mulheres do Cabo (CMC), uma das organizações correalizadoras do projeto.
As educadoras trabalharam com as estudantes a temática do assédio por meio de rodas de cochicho, produção de conteúdos e debate de vídeos relativos à temática.
As estudantes que participam do projeto partilharam com toda a comunidade escolar aprendizagens e reflexões a partir de experiências do dia a dia sobre casos de assédio sexual e, principalmente, a percepção de que pode ocorrer dentro e fora da escola.
O projeto Escolas Seguras e Acolhedoras é uma iniciativa coletiva realizada, com apoio do Fundo Malala, pelo Comitê Pernambuco @campanhaeducacao , @centroluizfreire , @centro.das.mulheres e @caatingaong .