Via Campanha Nacional pelo Direito à Educação

A Campanha Nacional pelo Direito à Educação vai assumir cadeira na coordenação da Consulta Coletiva de ONGs para a Educação junto à Unesco. Andressa Pellanda, coordenadora-geral da Campanha, representará a entidade no próximo biênio da CCNGO (na sigla, em inglês).

O grupo se reúne nesta terça-feira (14), às 9h30 (horário de Brasília), para discutir os desafios mais urgentes da educação no mundo na perspectiva do programa da Agenda 2030 das Nações Unidas, com foco no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS 4 – da educação), além de reforçarem parcerias e compromissos das entidades da sociedade civil com a Unesco e entre si.

A troca de informações entre as organizações tem como objetivo fortalecer a tomada de decisão com participação da sociedade civil e a incidência política nos contextos locais sob recomendações da Agenda 2030 – que prevê, entre outras metas, uma educação pública, inclusiva e de qualidade, que a Campanha defende desde a sua fundação.

ASSISTA À SESSÃO AQUI

Com transmissão online, a 10ª Reunião Global do CCNGO vai abordar:

– Parcerias entre ONGs internacionais, regionais e nacionais do CCNGO e Agenda 2030;
– O papel das ONGs no avanço do ODS 4;
– Monitoramento do financiamento da educação e alternativas para fortalecer a participação da sociedade civil nesse processo.

Saiba mais sobre o evento aqui (em inglês).

Coordenação
Parte do papel de coordenação a ser exercida por Pellanda é propor, planejar, acompanhar e executar um plano de trabalho bienal para que os compromissos do ODS 4 sejam firmados e realizados.

A coordenação também deve:

– Promover a CCNGO e reforçar a suas ações nacional e internacionalmente;
– Identificar oportunidades de ação conjunta e advocacy (incidência política) entre a UNESCO e a CCNGO;
– Representar a CCNGO nas reuniões de âmbitos globais e regionais convocadas pela UNESCO;
– Facilitar consultas sobre candidaturas para as funções de pontos focais regional e internacionalmente;
– Colaborar com a UNESCO na preparação das reuniões bienais da CCNGO;
– Selecionar dois membros do grupo de coordenação para representar as organizações da sociedade civil no Comitê de Direção do programa Educação para Todos;
– Assegurar que as recomendações formuladas pela CCNGO sejam formuladas nas sessões de os órgãos diretivos da UNESCO (Conferência Geral e Conselho Executivo), em conformidade com o regulamento interno.

Em 2019, Andressa Pellanda esteve na Reunião Global que aconteceu na Tunísia (foto de capa deste texto) de e participou da construção de documento assinado por mais de 100 organizações. Em 2017, Daniel Cara, então coordenador-geral da Campanha, participou da reunião global em Siem Reap, no Camboja.