Entre os dias 4 e 5 de julho, a Secretaria de Educação e Esportes (SEE) de Pernambuco reuniu educadores, estudantes, gestores e organizações sociais em um evento histórico realizado na sede da Gerência Regional de Educação (GRE) Agreste Meridional, em Garanhuns. O evento faz parte das ações da Gerência de Educação Escolar Quilombola, criada em março deste ano e vinculada à Secretaria Executiva de Desenvolvimento da Educação (SEDE), cujo coordenador é Romero Almeida.

Diferentes representantes de diversas comunidades quilombolas de Pernambuco puderam discutir sobre uma educação de qualidade em seus territórios, em um espaço inédito proporcionado pela gestão estadual. O objetivo do encontro foi aprofundar o conhecimento e o debate sobre a Educação Escolar Quilombola no âmbito da educação básica em Pernambuco, baseando-se nas Diretrizes Curriculares Nacionais para essa modalidade, conforme estabelecido na Resolução nº 08 do Conselho Nacional de Educação, de 20 de novembro de 2012.

Rogério Barata e Angela Schepp, coordenadores do projeto Educquilombo – Educação Escolar Quilombola, compuseram uma das mesas para compartilhar os desafios e conquistas da implementação da Lei Nº 683/2020, que determinam as Diretrizes Curriculares Municipais da Educação Escolar Quilombola de Mirandiba. O dispositivo legal é fruto da mobilização e incidência de lideranças e jovens quilombolas a partir das ações do projeto, que é desenvolvido pelo Centro de Cultura Luiz Freire (CCLF), a Articulação Social das Comunidades Quilombolas de Mirandiba (@ascquimi) e conta com o apoio do Fundo Malala (@malalafund).

Passo importante rumo a uma educação contextualizada, específica e intercultural!