No último dia 26 de abril, o CCLF esteve presente na audiência pública promovida pelo vereador Ivan Moraes para debater o orçamento destinado à Comunicação pela Prefeitura do Recife. Na ocasião, foi apresentada uma nota técnica que analisou os gastos com comunicação na cidade, além da plataforma criada para simplificar a visualização desses dados por meio do Portal da Transparência – acesse gastospublicidade.recife.br.

Sendo a defesa da comunicação como um direito humano uma luta história no Centro, a jornalista Rebecka Santos, atual coordenadora do programa dedicado a esta área na instituição, usou o momento de fala da sociedade civil para parabenizar a atitude do parlamentar e relembrar a contribuição do Centro de Cultura Luiz Freire no debate em torno do monitoramento das políticas públicas de comunicação e da análise crítica da mídia local.

Também chamou atenção para o perigo da homogeneização do discurso e da concentração do fluxo de informações na mídia convencional quando se trata da prestação de contas e de campanhas educativas da prefeitura. Ressaltou, ainda, a importância da compreensão, especialmente na prática, do papel da comunicação pública pela gestão municipal e a necessidade de driblar as burocracias para pluralizar as ações de comunicação em diferentes meios, permitindo a participação ativa da sociedade civil nesse processo, juntamente com os responsáveis pela comunicação comunitária e mídia independente na capital pernambucana, a fim de promover uma cidade verdadeiramente democrática e cidadã.

Durante a audiência também foi lançado o livro “Quem Controla a Mídia? Dos Velhos Oligopólios aos Monopólios Digitais”, organizado pelo Coletivo Intervozes, e aproveitamos para adquiri-lo para a nossa biblioteca. Recomendamos a leitura para entender os desafios que enfrentamos com as plataformas digitais e big techs neste cenário de regulação das plataformas digitais.

Participaram conosco: Observatório de Mídia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), IP.Rec, Coletivo Sargento Perifa, Rádio do Coque, Ecos Comunica, Rádio Aconchego, A Voz da Comunidade, Observatório de Mídia do Nordeste, dentre outres representantes da sociedade civil.