No último sábado (30), o Centro de Cultura Luiz Freire (CCLF), a convite da Articulação Social das Comunidades Quilombolas de Mirandiba (ASCQUIMI), participou do 1º Encontro Regional dos Quilombos dos Sertões. O município de Mirandiba foi o responsável por sediar o evento, contando com a participação de quilombolas de várias comunidades espalhadas pela mesorregião do Sertão Pernambucano.

Rogério Barata, coordenador do projeto Educquilombo – Educação Escolar Quilombola e integrante da Rede de Ativistas pela Educação do Fundo Malala no Brasil, compôs a mesa de abertura do encontro. Na sua fala, ele enfatizou que o CCLF é um parceiro histórico do movimento quilombola, tanto a nível local, como a nível estadual e nacional. “É um encontro importantíssimo para esse momento político que estamos vivendo aqui no Brasil, por isso o reforço à pauta quilombola é de extrema relevância e pertinência. É a evidência de que a força quilombola de fato, mesmo num contexto tão difícil como esse, ela há de fortalecer, de se reafirmar como uma luta para ir adiante”, destacou.


Além dele, Liz Ramos – educadora do CCLF e ativista da Campanha Nacional pelo Direito à Educação – também estava representando a organização. O Encontro reuniu vozes das comunidades quilombolas das cidades de Afogados da Ingazeira, Afrânio, Betânia, Cabrobó, Carnaíba, Carnaubeira da Penha, Flores, Floresta, Itacuruba, Orocó, Petrolândia, Quixaba, Santa Maria da Boa Vista, Salgueiro, Sertânia e Triunfo.

A realização ficou por conta da ASCQUIMI junto à Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos e Coordenação Estadual Quilombola. Já a cobertura audiovisual do evento foi realizada pelo Núcleo de Juventude, Educação e Comunicação, sendo uma das primeiras experiências do grupo na prática da comunicação popular e ancestral vivenciada nos momentos formativos do projeto, que visa a consolidação de uma mídia independente quilombola para visibilizar as ações de advocacy em busca do direito à educação escolar quilombola.

 

Fotos: Comunicação CCLF