mostra-cinema-e-dh-011

A Federação Pernambucana de Cineclubes (FEPEC) e o Centro de Cultura Luiz Freire (CCLF) apresentam, amanhã, dia 21 de junho, às 19h, o Circuito Difusão da 10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo. Serão exibidos três curtas-metragens que integram a Mostra deste ano e cuja proposta é dar acesso ao público diverso, promovendo a reflexão sobre a temática, a partir da estética do audiovisual.

Todos os filmes da sessão – que contém acessibilidade com legendas closed caption e audiodescrição – abordam temáticas essenciais ao desenvolvimento do pensamento crítico, como o combate à pobreza, o direito à educação, liberdade de expressão, direito à participação política, diversidade religiosa, entre vários outros assuntos tangentes aos direitos humanos.

No final da sessão, será realizada uma conversa e reflexão dos conteúdos retratados nos filmes. A Mostras também é uma oportunidade para reforçar a importância dos cineclubes. Espaços de difusão do cinema, que geram o debate e a consciência crítica e que são essenciais para nos dias e momento político atuais, em que os direitos humanos à comunicação, educação e cultura estão sendo colocados em risco por um governo interino ilegítimo e que vem infringindo todos os princípios democráticos.

 

Filmes

“Abraço de Maré”, de Victor Ciriaco [doc, 16′, 2013 RN]

O dia a dia de quem mora em um centro urbano é sempre atribulado. Porém, bem no meio disso tudo, cinco pessoas vivem na mais pura sintonia entre a natureza e a cidade. Do asfalto ao mangue, o curta-metragem documental “Abraço de maré” traz para a tela a história de vida de uma família ribeirinha, que mora em uma casa de taipa às margens do rio Potengi. Esse filme nos leva a refletir sobre essa dualidade e sobre o quanto a realidade que nos parece ser tão distinta nos é, na verdade, tão próxima.

 “O Muro é o Meio”, de Eudaldo Monção Jr. [doc, 15′, 2014, SE]

O documentário aborda as pichações de protesto gravadas nos muros da Universidade Federal de Sergipe. São gritos de revolta pela falta de segurança no campus, estrutura e qualidade de ensino. As pichações são mostradas como formas de indignação, reivindicação e também de comunicação contra a apatia das paredes brancas que abafam os conflitos socioculturais.

 “Do Meu Lado”, de Tarcísio Lara Puiati [fic, 14′, 2014, RJ]

As vidas de duas vizinhas, uma umbandista e uma protestante, começam a se cruzar.

+++

Realização: Federação Pernambucana de Cineclubes, Centro de Cultura Luiz Freire e 10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo*

Quando: 21 de junho (terça), às 19 horas

Local: Centro de Cultura Luiz Freire – Rua 27 de Janeiro, 181, Carmo – Olinda. (próximo à prefeitura de Olinda)

Os filmes contém closed caption e audiodescrição

ENTRADA GRATUITA

 

*A 10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo é realizada pela Secretaria Especial de Direitos Humanos do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, com produção do Instituto Cultura em Movimento, parceria com o Ministério da Cultura e Empresa Brasil de Comunicação, e patrocínio da Petrobras, do BNDES e da Caixa Econômica Federal.

 

https://fepec.wordpress.com/2016/06/16/fepec-e-cclf-integram-o-circuito-difusao-da-10a-mostra-cinema-e-direitos-humanos-no-mundo/