Mirandiba, município do sertão central pernambucano, recebeu na última sexta-feira (18) o lançamento do Escolas Seguras e Acolhedoras para Meninas e Jovens Mulheres, projeto que tem o Direito À Educação como eixo central, através da defesa de uma educação pública, gratuita, laica e inclusiva. A atividade foi promovida pela Articulação Social das Comunidades Quilombolas de Mirandiba (@ascquimi) e o Centro de Cultura Luiz Freire (CCLF).

A atividade em solo mirandibense marcou a conclusão do ciclo de lançamentos do projeto em Pernambuco, tendo passado pelos municípios de Recife, Cabo de Santo Agostinho e Ouricuri; também encerrando as ações da Caravana da Semana de Ação Mundial 2023. Estiveram presentes lideranças quilombolas e sindicais, estudantes da rede pública de ensino, Conselho Tutelar, docentes e gestão escolar, bem como representantes da Secretaria Municipal de Educação.

Parte da equipe do projeto Educquilombo – Educação Escolar Quilombola também participou, com o Núcleo de Juventude, Educação e Comunicação fazendo cobertura fotográfica do lançamento. As jovens lideranças também relataram as experiências construídas no Educquilombo e na primeira fase do Escolas Seguras e Acolhedoras, realizada durante a pandemia da Covid-19, reforçando a importância da luta pelo Direito à Educação, e sua efetivação com uma educação quilombola intercultural, diferenciada e específica.

O lançamento contou ainda com Liz Ramos, educadora do CCLF e do Escolas Seguras e Acolhedoras, apresentando o “Estudo Sobre a Situação das Escolas e da Educação do Estado Frente aos Impactos da Pandemia”, apoiada por dados do Censo Escolar 2020-2021. A pesquisa revela informações das desigualdades educacionais, com destaque para os contextos das escolas rurais e quilombolas que carecem de melhores condições, tanto estruturais, como pedagógicas.

O Projeto Escolas Seguras e Acolhedoras para Meninas e Jovens Mulheres de Pernambuco é uma realização coletiva do Comitê Pernambuco da @campanhaeducacao, CCLF, @centro.das.mulheres e o @caatingaong, com o apoio do @malalafund.

📷: Núcleo de Juventude, Educação e Comunicação/Educquilombo