O Centro de Cultura Luiz Freire (CCLF) participou hoje (15) da formalização de parceria entre o programa TV Direitos Humanos (TVDH) e a TV dos Trabalhadores (TVT). Desde 2022, a instituição contribui com o programa na produção e apresentação dos episódios, que vão ao ar semanalmente na TV Pernambuco e na TV da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Agora, o TVDH alcança novos públicos e chega em São Paulo e na Bahia através da Rede TVT. A emissora pertence à Fundação Sociedade, Comunicação, Cultura e Trabalho, é sediada em São Paulo e tem ligação com os Sindicatos dos Metalúrgicos do ABC e dos Bancários de São Paulo e Osasco.

Para a professora e jornalista Andrea Trigueiro, diretora do TVDH, a participação do CCLF é muito importante pela experiência, expertise e história que a organização construiu no campo dos Direitos Humanos. “É a chance de termos a sociedade civil organizada atuando de forma protagonista nas pautas, na produção dos conteúdos, no enquadramento dos temas e efetivamente acessando o Direito à Comunicação – que é um direito garantidor de outros direitos – na medida em que se utiliza dessa ferramenta, desse meio que é o programa para também difundir suas ideias, seus ideais, suas propostas e suas bandeiras”, ressalta Trigueiro.

Marcelo Dantas, assistente de comunicação do Centro Luiz Freire, destaca ainda que as práticas educomunicativas do programa têm colaborado com o processo de fortalecimento da instituição no tema. “O CCLF já tem a educomunicação como estratégia metodológica nos seus projetos e suas ações, e com o TVDH tem a chance de participar das práticas e discussões deste campo do conhecimento em conjunto com a academia”.

Além de Marcelo Dantas e Andrea Trigueiro, estiveram presentes no encontro:
Pe. Pedro Runbens, reitor da Unicap; Pe. Delmar Cardoso, pró-reitor de Comunitário e de Extensão; Manoel Moraes, coordenador da Cátedra Unesco/Unicap de Direitos Humanos Dom Helder Camara; Juliano Domingues, coordenador da Cátedra Luiz Beltrão de Comunicação; Carol Monteiro, diretora da Escola de Comunicação; Maria Clara, do Centro Dom Helder Camara de Estudos e Ação Social (Cendhec); Paulo de Tarso Vannuchi, presidente da Fundação Sociedade, Comunicação, Cultura e Trabalho; e Antônio Jordão Pacheco, diretor de programação da TVT.