Ontem (26), aconteceu no Centro de Cultura Luiz Freire, um bate papo entre mulheres negras e uma representante da Benfeitoria, para falar sobre o Negras Potências, canal criado para buscar iniciativas e soluções de impacto que contribuam com o empoderamento de meninas e mulheres negras através de financiamento coletivo, juntamente ao Fundo Baobá e ao Movimento Coletivo.

A Benfeitoria é uma plataforma online de financiamento coletivo, especializada em projetos de impacto cultural, social, econômico e ambiental. Segundo dados da instituição, mais de 1.500 projetos já foram viabilizados e mais de 21 milhões de reais arrecadados. Neste edital, a ferramenta utilizada será o matchfunding, na qual a realizadora divulga sua proposta a fim de trazer apoiadores financeiros para a iniciativa, e a cada colaboração, o Movimento Coletivo (instituição que vai colaborar neste caso) dá match e acrescenta o dobro do valor do seu apoio.

Nesta chamada, apenas projetos de temas específicos serão aceitos. São eles: empoderamento econômico, que no geral busca acelerar empreendimentos de empreendedoras negras; vida livre de violência, para ajudar no enfrentamento das diferentes formas de violência contra meninas e mulheres negras; e educação, cultura, difusão de informação. Além disso, é importante ficar ciente dos critérios para a inscrição. É preciso ter coordenação e liderança da iniciativa por mulheres negras, contemplar um dos temas citados, possuir CNPJ, qualidade e alcance de impacto, inovação, sustentabilidade e potencial de continuidade, e potencial de arrecadação via financiamento coletivo.

A plataforma está aceitando os projetos até o próximo dia 30 (sexta). Após o processo de inscrição, o Fundo Baobá, Benfeitoria e Movimento Coletivo vão avaliar e escolher de 10 a 25 iniciativas para entrar no Canal Negras Potências, e iniciar a campanha de arrecadação.

De acordo com as mulheres presentes, esta iniciativa é necessária para que os projetos protagonizados por elas sejam viabilizados, uma vez que faltam recursos para que essas mulheres negras os ponham em prática e ajudem suas companheiras.

Para outras informações e inscrições, basta acessar o site da Benfeitoria: https://benfeitoria.com/canal/negraspotencias. E para saber melhor sobre como funciona o financiamento coletivo, acesse https://ufc.benfeitoria.com/.

SOBRE O FUNDO BAOBÁ

O Baobá – Fundo para a Equidade Racial, é uma organização sem fins lucrativos, criada em 2011, com o objetivo de mobilizar pessoas e recursos, no Brasil e no exterior, para apoiar projetos pró-equidade racial de organizações da sociedade civil (OSCs) afro-brasileiras. Além disso, ela estimula a filantropia para a justiça social no país, baseada nos princípios de efetividade, transparência e ética.

 

Foto: Comunicação CCLF