Ontem (14), Olinda completou 40 anos do título de Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, recebido pela UNESCO em sua conferência anual de 1982.

O Centro de Cultura Luiz Freire (CCLF), ao longo de seus 50 anos sediados no coração do Sítio Histórico de Olinda, acompanhou a cidade conquistar esse título, que foi crucial para preservação da cultura da cidade e a garantia de um espaço urbano que conte e salvaguarde a história do município.

“O CCLF afirma sua luta pela valorização e promoção do patrimônio material e imaterial de Olinda, representado pelos seus monumentos, arquitetura e expressões/manifestações dos(as) fazedores de cultura, do fortalecimento da identidade cultural do município e do estado”, pontua o presidente do CCLF, Paulo Valença.

Apesar do título, hoje, o Sítio Histórico de Olinda enfrenta um sério problema de conservação deste patrimônio e é tema constante na lista de reivindicações da SODECA – Sociedade de Defesa da Cidade Alta, que ontem realizou uma Audiência Pública na Câmara Municipal de Olinda para elaborar estratégias visando solucionar os danos sofridos durante esses 40 anos junto ao poder público.

Como encaminhamento para a manutenção do patrimônio, moradores, integrantes da SODECA e representantes do poder público municipal de Olinda e federal de Pernambuco, firmaram o compromisso de realizar uma Audiência Pública na Casa do Povo Pernambucano, a Assembleia Legislativa, objetivando um diálogo com a governadora eleita, Raquel Lyra.

O CCLF é uma instituição que entende a Cultura e o Patrimônio como um Direito Humano, tendo, inclusive, a Cultura como um eixo programático de sua atuação, e se une aos esforços que objetivam a revitalização do Sítio Histórico de Olinda para fazer jus ao título de Patrimônio Mundial Cultural.

Em tempo, parabenizamos nossa Olinda, a cidade que nos acolhe há 50 anos, por este marco de ser a segunda cidade brasileira a ter a declaração pela UNESCO e se coloca à disposição para avançar no debate de preservação e viabilização de manutenção do título.