Via ANF/ Ubiraci Santos

Acontece entre os dias 08 e 10 de dezembro, o II Encontro Nacional da Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos, com o tema: “Democracia e educação em direitos humanos: por uma outra sociedade”, horário a confirmar. Fazem parte da programação oficial, rodas de diálogos, conferências, mesas de debates, homenagem ao saudoso educador e patrono da educação brasileira, Paulo Reglus Neves Freire.

A ação será transmitida pelo canal do YouTube: Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Neste sentido, professores, estudantes, pesquisadores (as), militantes sociais em direitos humanos de diversas áreas do conhecimento e demais interessados na temática devem realizar a inscrição aqui. Ao participar, você ganha o direito ao certificado de participação.

Associados à Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos têm até o dia 30 deste mês para acessar o formulário e realizar a inscrição para “Relatos de experiências em educação em direitos humanos nas rodas de diálogos”.

O encontro busca “refletir a perspectiva da construção de uma outra sociedade a partir da Educação em Direitos Humanos – EDH; assim como difundir a EDH com vistas ao fortalecimento da democracia; além de socializar e ampliar conhecimentos, vivências, experiências e práticas da EDH e fortalecer a ReBEDH como espaço de formação democrática, participativa, para contribuir com a justiça socioambiental no Brasil”, informa um dos coordenadores da Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos-ReBEDH, professor Clodoaldo Meneguello Cardoso.

Segundo o Comitê Científico, os convidados que confirmaram presença foram: “Marilena Chauí-USP, Paulo Vannuchi – Ex-Ministro de Direitos Humanos, Alfredo Gomes-Reitor da UFPE, Margarida Genevois-Coordenadora Emérita da ReBEDH, Vera Maria Candau-PUC-RJ/Novamerica/ReBEDH, Maria Victoria Benevides-USP/ReBEDH, Aureli Alcântara-Memorial da Resistência SP, Aída Monteiro-UFPE/ ReBEDH, Ricardo Barbosa-UFG/ReBEDH, Manoel Moraes-UNICAP/Ex-Membro da CMV-PE/ReBEDH, Nair Bicalho– UnB/ReBEDH, Maria De Nazaré Tavares Zenaide-Ufpb/ReBEDH, Paulo César Carbonari– MNDH/ReBEDH, Solon Eduardo Annes Viola-ReBEDH, Erasto Fortes-Unb/ReBEDH, Clodoaldo Meneguello Cardoso-Unesp/ ReBEDH, Francisca Rodrigues Pini -Unifesp/IPF/ReBEDH, Maria Do Carmo -CDH-RN/ReBEDH, Vilma Machado-UFG/ReBEDH, Helena Simões– UNIFAP/ReBEDH, Antônio Lopes-UFES/ReBEDH e Léa Tiriba-UNIRIO”.

“A Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos e sem quaisquer vínculos político-partidários ou religiosos, cujo foco é a articulação e cooperação entre pessoas, grupos, movimentos sociais, entidades e instituições da sociedade civil que atuam na Educação em Direitos Humanos”, alerta a coordenadora da ReBEDH-Bahia, Ana Elizabeth Gomes.

Para o Observatório de Educação em Direitos Humanos da Universidade Estadual Paulista-Bauru, “a Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos articula pesquisadores, ativistas e educadores, vinculados a universidades, centros de pesquisa, organizações e movimentos sociais de todo país”.

A iniciativa é da Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos, com apoio da Universidade Federal de Pernambuco e Coordenações Estaduais da ReBEDH.

Em caso de dúvida envie um e-mail: rebedh2encontro2021@gmail.com

Acesse o canal nos dias 08, 09 e 10 de dezembro, e participe do evento: https://www.youtube.com/c/UFPEoficial