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O povo Truká tem seu território localizado no curso do rio São Francisco, no Sertão do Nordeste brasileiro. A importância do rio para sua população vai além da esfera material da existência. Além do fornecimento da água, para a agricultura e a pesca, o Opará assume uma centralidade marcante na religião e na produção simbólica truká. As riquezas que a Natureza Sagrada lhes oferece ainda permite a manufatura de uma vasta coleção de objetos de arte, que também servem como suporte para a expressão dos saberes existentes na religiosidade e nas histórias da ancestralidade truká. Parte da riqueza dessa produção artística está registrada no livro “Arte Viva”, o qual o Centro de Cultura Luiz Freire tem o prazer de disponibilizar gratuitamente ao público através de seu Acervo Digital.

ArteViva-Truka-01Produzida de forma independente, a publicação é fruto do projeto “Arte, Saberes e Memórias do Povo Truká”, realizado com a população Truká dos municípios pernambucanos de Cabrobó e Orocó durante os anos de 2014 e 2015. O principal objetivo do projeto foi contribuir para o fortalecimento e a valorização da identidade Truká através do registro de seu patrimônio material e simbólico. A organização e a edição do trabalho, que traz textos de autoria de artistas, lideranças, educadoras e educadores indígenas, foram feitas pela educadora Eliene Amorim e pelas antropólogas Caroline Mendonça e Lara Erendira de Andrade.

Segundo Eliene Amorim, o material produzido nas oficinas foi tão abundante e diverso que a equipe decidiu organizar o livro, produto que não era previsto inicialmente no projeto e está disponível somente em formato digital. “Fazer arte é um dos muitos saberes tradicionais deste povo. Para eles, a arte é um modo de fazer e mostrar a cultura, além de ser uma forma de demonstrar sentimentos, pensamentos e conhecimentos. A arte fortalece, identifica e os afirma enquanto comunidade”, afirma.

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O PROJETO

ArteViva-Truka-02Intitulado “Arte, Saberes e Memórias do Povo Truká”, o projeto surgiu da necessidade dxs professorxs e lideranças indígenas em ampliar e qualificar a discussão coletiva sobre o ensino da arte, saberes e memórias no currículo de suas escolas. Assim, foram realizadas oficinas e pesquisas com as educadoras e educadores, durante os anos de 2014 e 2015.

O resultado reuniu conhecimentos diversos sobre aspectos históricos, religiosos, culturais e artísticos na constituição do povo Truká, refletindo uma visão de mundo permeada por ensinamentos do sagrado e pela história dxs antepassadxs. A influência da população negra, camponesa e branca colonizadora também se reflete na constituição da identidade dessa população que atualmente possui cerca de 6 mil pessoas, concentradas nas regiões ribeirinhas do Rio São Francisco nos estados de Pernambuco e da Bahia. O projeto foi realizado com incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura) e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e coordenação conjunta das editoras do livro e da Organização de Professoras Indígenas Truká (OPIT).

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