A Semana de Ação Mundial (SAM) é uma iniciativa que ocorre em mais de 100 países para articular e agir em temáticas ligadas ao Direito à Educação. Em 2023, mobilizando mais de 40 mil pessoas, o tema da SAM foi a “Descolonização do financiamento da educação e o último ano do Plano Nacional de Educação (2014-2024)” 💪🏿📚

O Centro de Cultura Luiz Freire (CCLF), através da educadora Liz Ramos, que também integra o Comitê Pernambuco da Campanha Nacional pelo Direito à Educação (CNDE), fez parte das atividades da SAM na roda de conversa “O PNE e a descolonização do financiamento da educação”, na UFPE, e no painel da Reunião Ampliada do Fórum em Defesa da Educação Infantil de Pernambuco (FEIPE) sobre “Planejamento e financiamento da política educacional, na perspectiva do direito à Educação Infantil”.

Para a educadora, o tema desta edição da SAM tem a ver com todo o mundo, e dialoga com o contexto do Arcabouço Fiscal e das regras do Banco Mundial e do FMI. “Países da América Latina, da África e de parte da Ásia foram colonizados primeiro pela Europa, depois pelos Estados Unidos que mantêm formas de colonização através dos recursos, dos pagamentos de dívidas que são impagáveis, e isso impacta na educação e na manutenção de uma desigualdade de mais de cinco séculos. É preciso descolonizar!”, afirma a mestra em Educação pela UFPE.

Em julho, ainda como uma ação da Semana de Ação Mundial, o CCLF desembarcará em Mirandiba, sertão pernambucano, para conversar com lideranças quilombolas, professoras e conselhos sobre a descolonização do financiamento da educação, especialmente no que se refere à educação escolar quilombola.